O transporte de oxigênio até os pulmões é realizado através da interação do átomo de ferro da hemoglobina com o oxigênio do ar (O2), originando o complexo oxi-hemoglobina ou hemoglobina oxigenada.
O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. Como apenas uma molécula de oxigênio liga-se ao ferro, cada molécula de hemoglobina liga-se a quatro moléculas de oxigênio.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões – onde será expelido – e atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.
O ferro é o responsável pela captação do oxigênio, uma vez que o mineral se liga ao oxigênio com facilidade. A globina não serve apenas para a função estrutural, mas também torna possível a reversibilidade da ligação entre o ferro e o oxigênio.
A principal relação entre a anemia e a falta de ferro no organismo se dá pelo fato do elemento mineral ser primordial para o bom fluxo sanguíneo em nosso corpo, aumentando a produção de hemoglobina, proteína rica em ferro e que dá a coloração vermelha ao sangue.
Como explicaram a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Tânia Rodrigues no Bem Estar desta quarta-feira (23), o ferro é importante para a saúde porque, além de prevenir a anemia, funciona também como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo.
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.
A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas.
A hemoglobina é uma proteína com estrutura quaternária formada por quatro subunidades. Cada subunidade é formada por uma porção proteica (globina) e um grupo prostético (heme). Existem diferentes tipos de globinas, sendo a hemoglobina formada por duas globinas alfa e duas globinas não alfa.
Como se escreve florzinha no plural?
O que é exigido na redação do Enem?
Quanto custa um teste rápido de sífilis?
Como embutir juros em parcelas?
Por que não se deve emprestar sal?
Como praticar uma escuta ativa?
Como fazer a estrutura de uma resenha?
Quais os Peelings usados na estética?
Como calcular o adicional noturno para quem trabalha 12x36?
O que é fazer residência em medicina?
Por que escrever com a mão esquerda?
Qual o pH ideal para decantar piscina?
Quem trabalha 12 horas tira quantas horas de almoço?
O que significa derme da pele?