Uma pesquisa conduzida por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol.
Os tomates são uma boa fonte de potássio, manganês, magnésio, fósforo e cobre, possuem fibras e proteínas alimentares, além de outros nutrientes que contribuem para a saúde de toda a família.
O consumo regular de tomate ajuda a prevenir a constipação e a diarreia; É um fruto purificador e desintoxicante; Por ser rico em fibras estimula o peristaltismo dos músculos digestivos e também a liberação do suco gástrico.
Causam pedras nos rins
O tomate é rico em oxalato, pelo o que poderia aumentar o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins. Esse tipo de cálculo renal é o mais comum nas pessoas e, caso a pessoa apresente maior facilidade para formação das pedras, é recomendado evitar o consumo de tomate em excesso.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
40 curiosidades que você vai gostar
Por que é melhor consumir o tomate cozido? O licopeno é mais realçado e absorvido pelo organismo quando o tomate é levado a altas temperaturas. Por isso, o tomate cozido é uma das melhores formas de preparação desse alimento – um bom molho de tomate é um excelente antioxidante natural.
O tomate também contém substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. É por isso que, seja cru, cozido ou processado, seu consumo faz bem à saúde.
Para quem não sabe, o tomate é conhecido por causar refluxo ácido. Isso acontece quando o ácido estomacal vai na direção errada: ou seja, volta ao esôfago, criando uma sensação de queimação. Então comer tomate perto da hora de dormir pode causar insônia e induzir ao desconforto estomacal.
Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.
O que comer para evitar pólipo?
O que é um número inteiro negativo?
Como é pago os royalties de músicas?
Qual horário para dar banho no bebê recém-nascido?
Qual o objetivo de trabalhar seriação na educação infantil?
Qual o valor do IGPM no mês de setembro?
Como tratar reabsorção interna?
Como emagrecer tomando suco de cenoura?
O que engorda mais carne ou frango?
Qual é a diferença entre verdade e realidade?
Qual a vantagem da abóbada de aresta?