Os Estados Unidos idealizaram o Plano Marshall para reconstruir financeiramente a Europa logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de atrair os países europeus para a zona de influência norte-americana, evitando o avanço soviético sobre o Ocidente.
Substituindo o anterior Plano Morgenthau, operou por quatro anos a partir de 2 de abril de 1948. Os objetivos dos Estados Unidos eram reconstruir regiões devastadas pela guerra, remover barreiras comerciais e modernizar a indústria, melhorar a prosperidade europeia e impedir a disseminação do comunismo.
A arquitetura mundial de poder edificada após a Segunda Guerra Mundial foi influenciada, em grande medida, pelas idéias do diplomata norte-americano George Frost Kennan. As idéias de Kennan foram decisivas para a formulação do Plano Marshall e para a consolidação da hegemonia norte-americana após 1945.
Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ele foi implementado por meio de assistência técnica e financeira com objetivo de ajudar os países da Europa a se reerguer após a guerra.
Com o Plano Marshall, os países da Europa ocidental conseguiram os recursos necessários para sua recuperação econômica. ... Era ainda necessário a esses países conter a ameça de expansão da influência soviética. Nesse contexto de reconstrução econômica e de Guerra Fria, foi lançado, em 1947, o Plano Marshall.
26 curiosidades que você vai gostar
O Plano Marshall mostrou-se eficiente e garantiu altas taxas de crescimento econômico aos países da Europa Ocidental nas décadas posteriores ao fim da II Guerra Mundial. O plano serviu ainda para criar as bases do chamado Estado de Bem-Estar Social, que seria atacado a partir da década de 1970.
O Plano Marshall tinha como característica a concessão de empréstimos a juros baixos para países europeus desde que aceitassem as imposições econômicas dos Estados Unidos, como a compra de produtos fabricados pelos norte-americanos e a adesão à sua zona de influência, evitando assim qualquer interferência da União ...
O Plano Marshall – ou Plano de Recuperação Europeia – foi um programa que garantiu de auxílio econômico dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial. O Plano vigorou entre os anos de 1947 e 1951. O objetivo precípuo era reconstruir as economias assoladas pelo conflito global.
Em resposta ao Plano Marshall, de ajuda (norte-americana) à Europa, a URSS lançou o Plano Molotov: uma série de acordos bilaterais, entre o estado soviético e cada uma das democracias populares, que estipulavam, a longo prazo, ajuda técnica e financeira, e intercâmbio de produtos e matérias-primas.
Quanto tempo de banho de luz para icterícia?
Quem foi o presidente na ditadura militar?
Qual o momento limite para apresentação dos documentos em ação no JESP cível?
Precisa ter licenciatura para ser professor?
Como saber se a cadeia e saturada ou insaturada?
O que acontece se a empresa não afastar a gestante?
Como funciona a nova lei do divórcio?
Qual fermento faz a massa crescer?
O que quer dizer sócio afetivo?
Como puxar a tela do PC para a esquerda?
Quando um átomo emite uma partícula beta O número atômico diminui uma unidade?
Qual o tipo de avaliação somativa ou formativa que a professora utiliza explique a?