No caso da infância, a lei mais importante é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069. Em vigor desde 1990, o ECA é considerado um marco na proteção da infância e tem como base a doutrina de proteção integral, reforçando a ideia de “prioridade absoluta” da Constituição.
Em resumo, o ECA assegura o direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, para um bom desenvolvimento em sociedade.
Veja este exemplo de citação direta:
241-E e sua interpretação constitucional. Pedofilia é uma forma doentia de satisfação sexual. Trata-se de uma perversão, um desvio sexual, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças.
Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos: conheça cinco direitos fundamentais previstos na lei
Promulgação das leis No âmbito da infância, a mais importante é a lei nº 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal.
É muito comum ver crianças e adolescentes menores de 14 anos em novelas, propagandas, programas infantis. Contudo, a atividade desenvolvida por essas crianças nada mais é do que trabalho infantil, e precisa de regulamentação. A questão da proibição ao trabalho da criança encontra-se na Constituição Federal, principalmente, no art. 227.
A iniciativa mapeou as áreas de maiores riscos e hoje, com dois anos de trabalho, já apresenta resultados positivos para crianças e adolescentes, além de toda a comunidade envolvida.
Preliminarmente, é necessário esclarecer que as crianças e os adolescentes são considerados seres em desenvolvimento e necessitam de proteção estatal diferenciada, motivo pelo qual a OIT é dotada de normas que amparam seus direitos.
A questão da proibição ao trabalho da criança encontra-se na Constituição Federal, principalmente, no art. 227. O Estatuto da Criança e do Adolescente busca assegurar às crianças e aos adolescentes o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Pode tomar topiramato durante o dia?
Quem tem legitimidade para fazer codicilo?
O que é feito com o lixo orgânico?
Qual o tempo que dura champanhe?
Como surgiu o teatro e a dança?
Como se faz um texto dissertativo-argumentativo?
Quem são os participantes do Big Brother 2011?
Pode mentir escolaridade no currículo?
Como fazer o cálculo do Simples Nacional com redução de ICMS?
Qual é a diferença entre homologia e analogia?
Como é o processo de absorção de nutrientes?
Qual é o personagem mais importante de Fnaf?
Quais são as etapas de um diagnóstico comunitário?
Quando a pesquisa é qualitativa e quantitativa?
Quais são os três métodos de treinamento para melhorar a flexibilidade?
Quais os sintomas de demência em idosos?
Faz coisa julgada a parte dispositiva da sentença?
Porque colocar a vítima de afogamento em decúbito Lateral-direito?