Vamos conhecer a primeira fase do conhecimento: a difusa. A fase difusa caracteriza-se pela noção do conhecimento que temos, mediante ao que esta sendo passado para nós acadêmicos.
São cinco etapas: O mapeamento, a captura/criação, o armazenamento, a aplicação/transferência e a evolução/transformação.
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução.
Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
A idéia era criar uma reserva de saúde para toda a vida. Em seguida, começaria a etapa da educação musical (abrangendo música e poesia), para se aprender harmonia e ritmo, saberes que criariam uma propensão à justiça, e para dar forma sincopada e atrativa a conteúdos de Matemática, História e Ciência.
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Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
Platão defendia que toda educação era de responsabilidade estatal e, ainda, reivindicava o acesso universal à educação e a mesma instrução para meninos e meninas.
Os primeiros princípios ou princípios primordiais é uma proposição ou suposição básica, fundamental, auto-evidente, que não pode ser deduzida de qualquer outra proposição ou suposição.
Aristóteles mostra os princípios para sustentar a realidade com três argumentos: O princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. ... Princípio do terceiro excluído – Uma afirmação ou é verdadeira, ou é falsa. Nunca vai existir uma terceira opção.
Nunes sustenta que Aristóteles se utilizou de três critérios para classificar os saberes: critério da ausência ou presença do homem nos seres investigados, critério da imutabilidade e critério da modalidade prática. Essa classificação relaciona-se à divisão dicotômica dos objetos em gênero e espécie.
O chamado “Mundo Inteligível” é baseado no ideal que o indivíduo consegue fazer de algo, ou seja, a ideia que as pessoas possuem das coisas na realidade. Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias.
O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.
Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética.
A GC é caracterizada por um processo cíclico formado por um conjunto de atividades que visam adquirir, armazenar, disseminar, compartilhar e aplicar o conhecimento de forma eficiente e alinhada com os objetivos da organização (CEN, 2004).
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.Causa final: o que lhe deu a forma?
Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
O fim é o primeiro princípio quando o assunto é a ação; a razão ordena para o fim; logo, a razão é o princípio da ação. O princípio da ação é a regra da ação; logo, a razão é a regra da ação.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.
A) O cogito é o “primeiro princípio da filoso- fia” para Descartes porque é a primeira certeza indubitável, a primeira idéia clara e distinta que atende ao método rigoroso que bem conduz a razão para alcançar uma verdade nas ciências.
Na República, o autor descreve como seria a cidade ideal, mas seu texto se dedica a construção de uma cidade justa, desde sua fundação, com a divisão de trabalho, a definição de função de cada habitante, como deveriam ser educadas as crianças entre outros detalhes, mas nenhum que se volte para o desenho da cidade.
Platão não aceitava que homens com mais votos pudessem contrair cargos da mais alta importância em uma polis, contudo nem sempre o candidato mais votado é o melhor preparado. Era preciso criar um método para impedir que a corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público.
Platão (428/427 A.C. – 348/347 a. C.) foi um dos grandes pensadores da Grécia Antiga e sua teoria deixou contribuições no campo da educação, da ética e da política. ... Segundo ele a educação, a política e a ética constituíam os três pilares básicos para a formação integral do homem grego.
Nesse sentido, para Platão (Arístocles) de Atenas (428 a.C a 347 d.C), o governante deve expressar o ideal de sábio. Dessa forma o governo deverá ser exercido pelos melhores e mais sábios cidadãos da pólis. Sendo que o governo ideal é o governado pelos filósofos, o governo dos “filósofos-reis”.
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