Como a célula está delimitada por uma membrana, a permeabilidade dela que vai permitir a entrada de moléculas. Parte da permeabilidade está relacionada com a polaridade da membrana, a composição e a estrutura dela. Os gases penetram livremente e de forma rápida pela membrana, assim como pequenas moléculas com peso molecular entre 50 e 60 PM.
A água entra ou sai da célula através de canais protéicos, chamados de porinas. Apesar de se assemelhar muito com a difusão facilitada (não envolve gasto de energia, proteínas mediando o transporte etc.), a osmose leva em consideração a concentração desolvente, no caso água, nesse transporte.
Uma membrana deste tipo é chamada semipermeável. Osmose é então um caso de difusão do solvente através de uma membrana semipermeável. O solvente se difunde em direção à região em que há menor concentração de suas moléculas.
A permeabilidade seletiva garante que as substâncias como a água e o gás oxigênio que entram na célula realizem a manutenção diária e o funcionamento celular, além de impedir que o gás carbônico e as excreções saiam.
A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
Como converter casamento religioso em civil?
Como se diz feliz aniversário no candomblé?
Porque no Alasca não tem noite?
Qual a chance da otoplastia voltar?
Qual a importância das hidrovias?
Qual a diferença entre ENTP e Intp?
Quando Fernanda Lima se casou?
O que passar para limpar o piercing?
O que fazer para um bipolar para sair da crise?
É possível perder barriga em 1 semana?
O que pedra nos rins pode causar?
Quem é alérgico a penicilina pode tomar nimesulida?
Qual o sinônimo de criticamente?
Qual a diferença entre 110 e 220 volts?
O que prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?
O que é a transversalidade na educação?