Seqüestro e cárcere privado Pena - reclusão, de um a três anos. II - se o crime é praticado mediante internação da vítima em casa de saúde ou hospital; III - se a privação da liberdade dura mais de 15 (quinze) dias.
A lei vigente pune, com reclusão de um ano a três anos, quem privar alguém de liberdade por meio de sequestro ou cárcere privado. Essa pena pode chegar a cinco anos se o crime for praticado contra parentes ou se durar mais de 15 dias, entre outras situações.
É irrelevante o tempo de duração da restrição de liberdade para configurar o delito, mas se ultrapassar o tempo de 15 dias, o crime passa a ser qualificado.
Com a introdução da Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072 de 25 de Julho de 1990) no ordenamento jurídico brasileiro, o crime de extorsão mediante sequestro passou a ser considerado crime hediondo, o que torna-o insuscetível de anistia, graça e indulto, ou ainda de fiança.
No sequestro (gênero), a privação da liberdade de locomoção não implica confinamento (p. ex., manter uma pessoa em um sítio, em uma praia). Já no cárcere privado (que constitui uma espécie do gênero sequestro), a privação da liberdade ocorre em recinto fechado, enclausurado, confinado (p.
33 curiosidades que você vai gostar
A expressão cárcere privado decorre do verbo encarcerar, que significa deter, ou prender alguém indevidamente e contra sua vontade. No crime de cárcere privado, a vítima quase não tem como se locomover, sua liberdade fica restrita a um pequeno espaço físico, como um quarto ou um banheiro.
Sequestro é crime segundo o Artigo 148 do Código Penal Brasileiro, que significa privar alguém de sua liberdade, mediante sequestro ou cárcere privado, colocando a pena de reclusão, de um a três anos.
Com a nova lei, em caso de sequestro seguido de morte, a pena pode chegar a 30 anos e isso significa ter o mesmo status de crime hediondo.
Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Quais são as práticas conservacionistas de caráter edáfico?
Quem alega ilegitimidade passiva deve indicar?
Quem tem pressão alta pode comer pipoca?
Por que as pessoas vivem mais no Japão?
Como desbloquear um documento protegido por senha em impressora?
Qual a diferença de varizes e trombose?
Como o esporte pode ser um meio de inclusão escolar ou social?
Em que momento processual poderá o executado alegar irregularidade da penhora ou avaliação errônea?
O que acontece se apertar o botão WPS reset do roteador?
Qual o significado de Relembre?
Qual a importância dos postulados para a teoria da Contabilidade?
Como definir um Amor incondicional?
Qual o entendimento atual do STJ acerca da Súmula 377?
Qual substantivo poderia substituir a palavra você?
Qual é o fato gerador do imposto?
Qual a diferença do código do menor e o ECA?