A história do estado de Alagoas está ligada ao processo de colonização portuguesa, com a chegada dos colonizadores ainda no século XVI. A região foi inicialmente povoada e aproveitada economicamente pela retirada do pau-brasil, primeiro ciclo econômico do Brasil.
No mesmo sentido, concluindo que a origem do nome do Estado vem, principalmente, de suas lagoas, o historiador Álvaro Queiroz em seu livro “Episódios da História das Alagoas”, edição de 1999, declara que “as várias lagoas existentes em nossa terra levaram os primeiros colonizadores a batizá-la com o nome de Alagoas.
A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.
Os índios Caetés eram os primeiros habitantes da região, por volta de 1853. A primeira moradora, Francisca de Albuquerque instalou anos depois o sítio Livramento, construindo também - em 1900 - a primeira capela, em louvor à Nossa Senhora do Livramento.
A história de Alagoas se inicia antes do descobrimento do Brasil pelos portugueses, o estado era povoada pelos índios caetés.
44 curiosidades que você vai gostar
Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
No dia 16 de setembro é comemorado a Emancipação Política de Alagoas. São 204 anos desde o dia em que o estado se separou de Pernambuco.
Formação Histórica - A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o ...
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.
Eles viviam em luta com os Cariris e outras tribos tapuias habitantes das caatingas. Pela sua posição topográfica e exelentes condições físicas - riquesa de matas, cursos de água e terras férteis - o município de Viçosa aparece como um dos pontos do Estado onde houve mais lutas entre índios.
Alagoas é o estado brasileiro com a maior diversificação de gêneros para manifestações populares, são 14 natalinos, dois de festas religiosas, quatro carnavalescos, quatro carnavalescos com estruturas simples, dois torés e três danças.
Coco de Roda
Também denominada de pagode ou samba, essa manifestação artística é um dos pilares da cultura alagoana. Dessa forma, o Coco de Roda está entre os maiores destaques do estado.
As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar. Nos festejos juninos, as Bandas de Pífanos, Cavalhadas, repentistas e comidas típicas.
Encher(-se) ou inundar(-se) em forma de lagoa: O rio, enchendo-se com as chuvas, alagoa estas paragens. Alagoaram-se as zonas cultivadas e os prejuízos foram de grande monta. Etimologia (origem da palavra alagoar). Alagoa + ar.
Historicamente sua fundação está vinculada à cultura canavieira da região assim como à importância do seu porto marítimo, utilizado desde a época da colonização brasileira. Na atualidade, a cidade possui cerca de um milhão de habitantes e é administrada por meio da lógica da divisão de poderes existente no Brasil.
Antes de sua fundação em 1609, Manoel Antônio Duro morou onde hoje é o bairro de Pajuçara, recebendo, do alcaide-mor de Santa Maria Madalena, Diego Soares, uma sesmaria. Mais tarde, em 1673, as terras mudaram de dono. O rei de Portugal determinou, ao Visconde de Barbacena, a construção de um forte no bairro do Jaraguá.
A cidade teve sua origem em um antigo engenho de açúcar, seu desenvolvimento teve início com a chegada dos navios, que atracavam no porto de Jaraguá, o mesmo porto foi utilizado para exportação de açúcar, madeira, coco, couro e mais algumas especiarias.
O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. Antes de sua fundação, em 1609, morava em Pajuçara Manoel Antônio Duro que havia recebido uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena.
Há 196 anos a Comarca de Alagoas, que dependia administrativamente e politicamente de Pernambuco, era declarada emancipada pelo rei de Portugal, Dom João VI. A época era de movimentos revolucionários contra a coroa portuguesa por todo o Brasil.
No início da segunda década do século XVIII, foi criada a Comarca de Alagoas, sob a jurisdição da Capitania de Pernambuco, e nomeado o primeiro Ouvidor Geral: José da Cunha Soares.
O feriado estadual da Emancipação Política do estado do Alagoas é comemorado no dia 16 de setembro. A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.
Renan Filho parabeniza Alagoas pelos 203 anos de emancipação e destaca avanços.
Como fazer para renovar carteirinha do Sesc?
Como Reiniciar de fábrica TV TCL?
Como Renomear um arquivo em PDF no celular?
Como renovar a certidao de regularidade CRF MG?
Como resetar impressora HP Wi-fi?
Como renovar carteira de motorista online?
Como saber qual é o meu fototipo?
Como revalidar o passe livre 2020?
Como resetar o ar LG Dual inverter?
Qual documento precisa para renovar CNH no Poupatempo?
Como desativar alarme Stetsom triplo I?
Como renovar Licença da Polícia Federal?
Como zerar as configurações do MikroTik?
Como rende um fundo de investimento?
Como tirar a senha do cadeado Stam?
Quais os cuidados de enfermagem para evitar infecção hospitalar?
Como funciona a intimação das testemunhas na Justiça do Trabalho?