A história do estado de Alagoas está ligada ao processo de colonização portuguesa, com a chegada dos colonizadores ainda no século XVI. A região foi inicialmente povoada e aproveitada economicamente pela retirada do pau-brasil, primeiro ciclo econômico do Brasil.
No mesmo sentido, concluindo que a origem do nome do Estado vem, principalmente, de suas lagoas, o historiador Álvaro Queiroz em seu livro “Episódios da História das Alagoas”, edição de 1999, declara que “as várias lagoas existentes em nossa terra levaram os primeiros colonizadores a batizá-la com o nome de Alagoas.
A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.
Os índios Caetés eram os primeiros habitantes da região, por volta de 1853. A primeira moradora, Francisca de Albuquerque instalou anos depois o sítio Livramento, construindo também - em 1900 - a primeira capela, em louvor à Nossa Senhora do Livramento.
A história de Alagoas se inicia antes do descobrimento do Brasil pelos portugueses, o estado era povoada pelos índios caetés.
44 curiosidades que você vai gostar
Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
No dia 16 de setembro é comemorado a Emancipação Política de Alagoas. São 204 anos desde o dia em que o estado se separou de Pernambuco.
Formação Histórica - A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o ...
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.
Eles viviam em luta com os Cariris e outras tribos tapuias habitantes das caatingas. Pela sua posição topográfica e exelentes condições físicas - riquesa de matas, cursos de água e terras férteis - o município de Viçosa aparece como um dos pontos do Estado onde houve mais lutas entre índios.
Alagoas é o estado brasileiro com a maior diversificação de gêneros para manifestações populares, são 14 natalinos, dois de festas religiosas, quatro carnavalescos, quatro carnavalescos com estruturas simples, dois torés e três danças.
Coco de Roda
Também denominada de pagode ou samba, essa manifestação artística é um dos pilares da cultura alagoana. Dessa forma, o Coco de Roda está entre os maiores destaques do estado.
As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar. Nos festejos juninos, as Bandas de Pífanos, Cavalhadas, repentistas e comidas típicas.
Encher(-se) ou inundar(-se) em forma de lagoa: O rio, enchendo-se com as chuvas, alagoa estas paragens. Alagoaram-se as zonas cultivadas e os prejuízos foram de grande monta. Etimologia (origem da palavra alagoar). Alagoa + ar.
Historicamente sua fundação está vinculada à cultura canavieira da região assim como à importância do seu porto marítimo, utilizado desde a época da colonização brasileira. Na atualidade, a cidade possui cerca de um milhão de habitantes e é administrada por meio da lógica da divisão de poderes existente no Brasil.
Antes de sua fundação em 1609, Manoel Antônio Duro morou onde hoje é o bairro de Pajuçara, recebendo, do alcaide-mor de Santa Maria Madalena, Diego Soares, uma sesmaria. Mais tarde, em 1673, as terras mudaram de dono. O rei de Portugal determinou, ao Visconde de Barbacena, a construção de um forte no bairro do Jaraguá.
A cidade teve sua origem em um antigo engenho de açúcar, seu desenvolvimento teve início com a chegada dos navios, que atracavam no porto de Jaraguá, o mesmo porto foi utilizado para exportação de açúcar, madeira, coco, couro e mais algumas especiarias.
O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. Antes de sua fundação, em 1609, morava em Pajuçara Manoel Antônio Duro que havia recebido uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena.
Há 196 anos a Comarca de Alagoas, que dependia administrativamente e politicamente de Pernambuco, era declarada emancipada pelo rei de Portugal, Dom João VI. A época era de movimentos revolucionários contra a coroa portuguesa por todo o Brasil.
No início da segunda década do século XVIII, foi criada a Comarca de Alagoas, sob a jurisdição da Capitania de Pernambuco, e nomeado o primeiro Ouvidor Geral: José da Cunha Soares.
O feriado estadual da Emancipação Política do estado do Alagoas é comemorado no dia 16 de setembro. A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.
Renan Filho parabeniza Alagoas pelos 203 anos de emancipação e destaca avanços.
Quantos dias para receber o Sodexo?
Como ganhar dinheiro sem fazer nada no amor doce?
Tem como pagar o Spotify por boleto?
Qual broca usar para furar pia de cozinha?
Como pagar a Netflix por débito em conta?
Como funciona a ambulância do Samu?
Como as lentes divergentes funcionam?
O que é o diagnóstico das necessidades de treinamento?
Como é quando utilizamos as normas da ABNT no TCC?
O que é o aviso prévio indenizado?
Como funciona a forma de pagamento do Pasep?
Como é feito o pagamento do Fies depois de formado?
Qual o valor da ajuda de custo?
Como se movimentam as medusas e os pólipos?
Como mudar E-mail e senha do Caixa Tem?