250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem: Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa.
Incêndio criminoso é a destruição deliberada da propriedade pelo fogo. Ele é a causa principal da perda do segurado devido ao incêndio na maioria dos países industrializados no mundo todo.
Será culposo o incêndio causado por imprudência, negligência ou imperícia (artigo 18, inciso II, do Código Penal). Em linhas gerais, será imprudente o agente que pratica uma conduta arriscada, insensata. Por exemplo, cito um pai que deixa seu filho sozinho em casa, com uma lamparina acesa.
Ocorre a consumação no momento em que o incêndio causado expõe efetiva- mente a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Ou seja, é indispensável que um objeto específico seja exposto a perigo de dano.
1. O crime de incêndio é de perigo comum contra a incolumidade pública, logo, não basta para que ele se configure o simples atear fogo em alguma coisa, sendo necessário que o incêndio tenha, efetivamente, de modo concreto, causado perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de número indeterminado de pessoas.
18 curiosidades que você vai gostar
De perigo comum ou coletivo: é aquele cujo perigo de dano atinge um número indeterminado de pessoas. Temos como exemplos o crime de fabrico, fornecimento, aquisição posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante (artigo 253 do CP) e o de incêndio (artigo 250 do CP).
Crimes comuns, próprios, instantâneos, permanentes, comissivos, omissivos, crimes de atividade, de resultado, de dano, de perigo, crimes unissubjetivos e plurissubjetivos, progressivos, complexos, entre outros.
I - se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio; II - se o incêndio é: a) em casa habitada ou destinada a habitação; ... § 2º - Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de seis meses a dois anos.
Assim, enquanto no crime de dano há a necessidade da efetiva lesão a um bem juridicamente tutelado para sua consumação, no crime de perigo a consumação ocorre com a criação de uma situação de risco. ... O perigo seria, assim, entendido como probabilidade de lesão a um bem jurídico-penal. ”
Quanto tempo demora para fazer efeito o Salonpas?
Como receber pelo Pix na maquininha?
Qual a nota de corte para Medicina Veterinária no Sisu?
Tem que ter autorização para engate?
Como fazer o Raikiri de Kakashi?
O que fazer para deixar dente branco?
Porque tem que raspar a cabeça no Candomblé?
Como fazer sela no Minecraft 117?
Qual a melhor forma de congelar milho verde?