Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
Quais são os casos em que a mediação de conflitos pode ser usada?Judicial. Vários tribunais no Brasil vêm usando a mediação para desafogar o judiciário e agilizar a resolução dos litígios. ... Empresarial. ... Administração pública. ... O papel do advogado. ... Brainstorming. ... Rapport. ... Caucus. ... Escuta ativa.
O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
O lead é o responsável por responder perguntas essenciais para contar toda a história de maneira curta. A necessidade de se iniciar uma matéria com o mais importante se dá muito também pelo tempo destinado ao consumo de notícias. ... Nele, o começo do texto, famoso lead, deve responder às segundas perguntas: Que?
15 curiosidades que você vai gostar
“A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as parte, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução par o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos.
Quando usar a mediação? A mediação é o método mais indicado para situações nas quais os conflitos são mais profundos, emocionais e envolvem partes que tenham uma relação próxima e anterior aos fatos. Atua para ajudar a restaurar a confiança e o relacionamento.
Art. 3º Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação. § 1º A mediação pode versar sobre todo o conflito ou parte dele.
Título no interior de uma reportagem; notícia ou texto. Pode ser utilizado para mudar de assunto no interior do texto. Exemplo de uso da palavra Intertítulo: [...]
Significado de Intertítulo
substantivo masculino Trecho curto composto em tamanho menor e inserido no meio do título de uma matéria jornalística; entretítulo. Etimologia (origem da palavra intertítulo). Inter + título.
Além de tornar o conteúdo mais escaneável, a principal função do intertítulo é organizar e segmentar os diferentes temas que compõem um mesmo assunto. Nesse sentido, o intertítulo nada mais é do que o subtítulo de um texto que informa sobre o que cada seção trata especificamente.
Conjunto de referências ou influências de outro(s) texto(s) num texto.
Não podem ser objeto de mediação os conflitos que versem sobre direitos indisponíveis, ainda que admitam transação. Na mediação judicial, os mediadores não estarão sujeitos à prévia aceitação das partes.
Direitos mediáveis
3º, que descreve que pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação. A disponibilidade de um direito diz respeito à possibilidade de seu titular abrir mão dele, cedendo-o por completo ou em parte.
São exemplos desta modalidade o direito ao crédito, o direito à propriedade (material: bens físicos, como os móveis e os imóveis; imaterial: autoria e imagem), o direito a uma indenização por danos (materiais ou morais), o direito a uma obrigação contida em um contrato.
A mediação pode ser utilizada em disputas sobre direitos patrimoniais disponíveis, ou seja, aqueles que podem ser transacionados pelas partes; são exemplos os conflitos que ocorrem nos setores de construção e infraestrutura, de relações societárias, de relações contratuais (compra e venda, franquia, locação, prestação ...
A mediação é um método de autocomposição aplicado para o fim de auxiliar no restabelecimento das relações e pode ser realizada em juízo ou de forma extrajudicial, de todo modo, a sessão de mediação tem procedimentos e técnicas próprios que são importantes para o bom resultado, seja exitoso o acordo ou não.
Mediação e conciliação comercial
Embora a mediação e conciliação sejam adequadas para tratar conflitos que envolvam relações continuadas, é perfeitamente possível a sua aplicação em áreas comerciais e de relações de consumo, por exemplo.
Entende-se por direitos que não se admite autocomposição os famosos direitos indisponíveis. São aqueles que ultrapassam as relações interpessoais de caráter imperiosamente monetário.
A conciliação e a mediação têm como objeto direito disponíveis ou direitos indisponíveis que admitam transação. Sua aplicação é ampla, podendo ocorrer antes, durante ou depois de um processo judicial, e ainda incluir controvérsias envolvendo interesses privados ou públicos.
O art. 166, caput, do NCPC dispõe que: “a conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada”.
A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.
"Intertexto" é a presença de vestígios, partes, influências ou mesmo recortes de um texto A em um texto B. ... Pode-se perceber também conexões em textos diferentes, mas que nenhum influenciou o outro, como nas matérias de jornal.
Chamamos de intertextualidade as referências, explícitas ou implícitas, de outros textos em nosso processo de escrita. ... É comum, sobretudo para o leitor mais atento, encontrarmos referências de um texto em outro, pois cada enunciado é um elo da cadeia muito complexa de outros enunciados.
Intertítulos são frases com poucas palavras, utilizada para separar assuntos no interior de um texto. É uma ferramenta textual que serve para organizar a leitura, com o objetivo de instigar o leitor a prosseguir com o texto.
O que é mais vantajoso tabela Price ou SAC?
Quem tem capacidade para estar em juízo?
Quais são os golpes mais conhecidos do boxe?
Quando se usa Vossa Eminência?
Qual a diferença entre rejunte acrilico e resinado?
Por isso virgula antes ou depois?
Qual a composição da cerveja Heineken?
Quais são as competências valorizadas no mercado de trabalho?
Como girar o documento no Canva?
Como é pago a entrada do financiamento caixa?
Quais os exames que servem para diagnosticar os parasitas?
Quantas questões tem o Enem 2021 segundo dia?
Qual é a importância dos textos?
Quando a pessoa morre e não aceita?
Qual valor do abono natalino 2021?
Quanto tempo demora para nascer os pêlos?