Ouça em voz altaPausarOrigens. No século XVI surgiram as escolas jesuítas para índios e dali se originou a música junina se espalhando pelo Brasil, em 1603 a obra História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, relatou que os índios eram muito amigos das novidades, como do dia de São João Batista por causa das fogueiras e capelas.
Ouça em voz altaPausarAs festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, dos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e da Região Centro-Oeste.
Ouça em voz altaPausarOs santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
Ouça em voz altaPausarCom predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.
Ouça em voz altaPausarEssa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Ouça em voz altaPausarA música de Luiz Gonzaga, coroado como o Rei do Baião tem para o povo do Norte e do Nordeste do Brasil a mesma importância da fé no Padre Cícero Romão, que é um verdadeiro santo para o povo. O baião é o ritmo nordestino dos forrós e dos arrasta-pés que embalam todas as folias juninas.
Ouça em voz altaPausarA decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.
8 melhores festas juninas do Nordeste: lugares para viajar
Ouça em voz altaPausarPara os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.
A Festa Junina originou-se na Antiguidade – antes mesmo da Idade Média, pelos pagãos (politeístas, ou seja, adoravam mais de um Deus). O povo comemorava o solstício de verão (no hemisfério norte) e solstício de inverno (no hemisfério sul) no mês de junho em homenagem aos Deuses da natureza e da fertilidade, e as fogueiras faziam parte da tradição.
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia.
Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
Quais os principais desafios da atualidade para o meio ambiente?
Quais são as fases do procedimento comum?
O que é bom para limpar vidro temperado?
Quanto tempo demora um processo no Juizado Especial Criminal?
O que é esquizofrenia moderada?
Como saber se o celular ainda está na garantia Samsung?
Quais são os tipos de caule exemplifique?
Qual o melhor investimento para 100 reais por mês?
Qual o limite mínimo de velocidade nas vias?
Como tomar água com sal para emagrecer?
Quantos quilos de comida devemos comer por dia?
Quantas moedas virtuais existem hoje?