A origem da palavra “criptografia” vem da junção de duas palavras gregas, “Kryptós” e “Gráphein”, que significam “oculto” e “escrever” respectivamente.
A história da criptografia começa há milhares de anos, com os Hebreus a 600 a.C., por meio de cifras de substituição monoalfabéticas (onde um símbolo do alfabeto é substituído por outro símbolo no alfabeto cifrado), como por exemplo, a cifra Atbash, que consiste na substituição da primeira letra do alfabeto pela última ...
A criptografia tem dois propósitos principais: impedir que dados armazenados sejam lidos e permitir que dados sejam transmitidos de forma segura por um canal inseguro. Isso significa manter a confidencialidade, integridade e identidade desses dados.
Com a criptografia é possível garantir que todos os processos sigilosos da empresa (Transações bancárias, dados de clientes, informações de colaboradores) sejam feitos com mais segurança. Caso esse tipo de informação vaze, pode acarretar grandes prejuízos financeiros para a companhia.
A criptografia possui quatro objetivos principais, que são os princípios de confidencialidade, integridade, autenticação e não-repúdio, ou irretratabilidade.
A cifra de César foi nomeada em homenagem a Júlio César que, segundo Suetónio, a usava com uma troca de três posições para proteger mensagens de significado militar. ... Sempre que ele escrevia cifrado, escrevia B para A, C para B, e o resto das letras sob o mesmo princípio, usando AA para X.
A criptografia quântica é um afluente em desenvolvimento da criptografia que utiliza os princípios da Mecânica Quântica para garantir uma comunicação segura. Com ela, emissor e receptor podem criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar suas mensagens.
Criptografia é a prática de codificar e decodificar dados. Quando os dados são criptografados, é aplicado um algoritmo para codificá-los de modo que eles não tenham mais o formato original e, portanto, não possam ser lidos. Os dados só podem ser decodificados ao formato original com o uso de uma chave de decriptografia específica.
A era da criptografia moderna começa realmente com Claude Shannon, possivelmente o pai da criptografia matemática. Em 1949 ele publicou um artigo Communication Theory of Secrecy Systems com Warren Weaver.
Em outras palavras, as letras no alfabeto são deslocadas três posições em uma direção para criptografar e três na outra direção para descriptografar. O primeiro uso do termo criptógrafo (em oposição a criptograma) remonta ao século 19 - originou-se em O escaravelho de ouro, um romance de Edgar Allan Poe.
Sites financeiros, do governo, de escolas e de compras costumam criptografar seus dados para ajudar na proteção contra roubo e fraude. Sempre verifique se os formulários que você preenche na Web são seguros e se os seus dados serão criptografados. Observe se:
O que é impacto de primeira ordem?
Quais são as vértices de um triângulo?
Qual a quantidade de hipoclorito por litro de água?
O que significa 10-5 6-5 em hebraico?
Quando enviar rescisão para o eSocial?
Quanto tempo demora para tirar passaporte?