Cabra-cega: a origem da brincadeira A brincadeira originalmente denominada de cabra-cega consiste num jogo em que uma criança, com os olhos vendados, tenta agarrar as outras que participam da brincadeira.
Acredita-se que brincadeira tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.
Em relação a esse passatempo, especula-se que sua criação ocorreu na China, aproximadamente 500 anos antes de Cristo. Além disso, não são só os pequenos que se divertiam com esse jogo: na Era Vitoriana e na Idade Média, a cabra-cega era entretenimento na Casa dos Tudor, dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603.
De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis.
20 curiosidades que você vai gostar
Como o Brasil é um país muito grande, algumas brincadeiras são bem típicas de cada região ou podem ter nomes diferentes.Amarelinha. Jogo e brincadeira de criança. ... Queimada. Brincadeiras de criança. ... Cabo de Guerra. Brincadeiras da infância. ... Esconde-esconde. ... Cabra-cega. ... Passa anel. ... Batata quente. ... Pula Sela.
Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.
O objetivo da brincadeira cabra-cega na Educação Infantil é estimular a atenção, a concentração e a orientação espacial. ... O jogo tem início quando os jogadores fazem uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados.
Quando descobrirem que a corda se parece com uma cobra, sugira que imitem o animal, fazendo barulho e rastejando pelo chão. Fugindo da cobra: Sugira que as crianças escolham pares para brincar, e lembre-as de que todas irão participar, a seu tempo.
Também conhecida como "pula carniça", "pula mula" e "carniça", é uma brincadeira muito difundida no Brasil, tendo sido imortalizada pelas mãos de Candido Portinari. Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores agachados, "selando" as costas do amigo.
Não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil ela já era praticada pelos índios brasileiros; sendo, portanto, inventada no Brasil. Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.
O que é Matakuza
O Matacuzana, jogado com pedrinhas, é um jogo é muito popular em Moçambique. Essa brincadeira foi trazida para o Brasil pelos escravos e deu origem a outros jogos com pedras como “Três Marias” e “Chocos”.
Pois é, muitos brinquedos que existem hoje nasceram nas grandes civilizações antigas, e vários deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. Do Egito, herdamos o jogo-da-velha, boneca e as bolinhas de gude. Da China, o dominó, os cata-ventos e as pipas. Da Grécia e da Roma, vieram as pernas-de-pau e as marionetes.
Cobra-cega: anfíbio desprovido de patas. As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas.
Cobra-cega | Fauna | G1. Distribuição: É encontrada em todo continente Sul-Americano. Alimentação: Pequenos invertebrados e artrópodes, como minhocas, larvas e insetos. Reprodução: Espécie ovípara, faz postura uma vez por ano.
Regras. O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.
COMO BRINCAR:
O JOGADOR PEGO DEVE MIAR, DISFARÇANDO A VOZ. O PEGADOR ENTÃO, DEVE TENTAR ADIVINHAR QUEM ESTÁ MIANDO. SE ELE ACERTAR, O JOGADOR PEGO PASSA A SER O NOVO PEGADOR NA PRÓXIMA RODADA. SE NÃO ADIVINHAR, O JOGO SEGUE NORMALMENTE COM O MESMO PEGADOR E A PESSOA PEGA SEGUE LIVRE.
A brincadeira esconde-esconde promove a integração em grupo, desenvolve a criatividade, estimula a liderança, raciocínio lógico e estratégia das crianças. Esta brincadeira é antiga e bastante trabalhada nas escolas de Educação Infantil.
O grupo poderá se espalhar para impedir que a cabra pegue alguém, mas é recomendável não soltarem as mãos. Quando conseguir pegar algum amiguinho, e o reconhece, trocará de lugar com ele. O importante é que a cabra-cega reconheça seus amiguinhos pelo tato, e que não permaneça muito tempo com os olhos vendados.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
O que separa a brincadeira de outras atividades diárias é o seu aspecto divertido e criativo, em vez de ser uma ação realizada em prol da sobrevivência ou da necessidade. ... Para que a atividade seja referida como brincadeira, o indivíduo deve estar se desviando intencionalmente da realidade.
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração
As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. ... Nascidas na cultura popular, elas não possuem regras fixas, de modo que suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos grupos.
De amarelinha a jogo de bafo, elas criam laços afetivos dos pequenos com os pais e trabalham raciocínio, consciência corporal e muito mais.Amarelinha. ... Esconde-esconde. ... Caça ao tesouro. ... Passa anel. ... Jogos de cartas. ... Stop. ... Bolinha de gude. ... Jogos de sombras.
Como preparar uma solução de iodeto de potássio?
Qual a vidraria utilizada para preparo de soluções?
Como preparar a terra para plantar mamão?
Como é que se joga o jogo do Tom?
Como escrever uma boa história de fantasia?
Como saber se me ocultaram no Stories?
Quanto ganha na quina se acertar 3 números?
Qual PC vai rodar CyberPunk 2077?
Como saber se foi dada baixa em uma empresa?
Como se comprova o efetivo exercício da advocacia?
Como saber se o multímetro está funcionando corretamente?
Como saber se o american bully e micro?
Como regularizar MEI muito atrasado?