A artéria carótida comum direita nasce da bifurcação do tronco arterial braquiocefálico na base do pescoço, enquanto que a comum esquerda origina-se diretamente da croça da aorta, apresentando um pequeno segmento intratorácico, o que justifica ser esta mais extensa do que sua homônima direita.
Localizadas uma em cada lado do pescoço, as artérias carótidas têm uma função fundamental no organismo: a de levar sangue e oxigênio para o cérebro. Doenças como hipertensão, teor elevado de colesterol, diabetes e tabagismo estão entre os fatores de risco que podem provocar o entupimento dessas artérias.
Na borda superior da laringe, as artérias carótidas comuns se dividem em artéria carótida externa e artéria carótida interna. A artéria carótida externa irriga as estruturas externas do crânio. A artéria carótida interna penetra no crânio através do canal carotídeo e supre as estruturas internas do mesmo.
Na espécie humana a artéria carótida externa é um dos ramos da bifurcação da artéria carótida comum que se inicia na altura da 4ª vértebra cervical. Nessa parte média do pescoço a artéria carótida externa é mais medial e profunda, enquanto que a artéria carótida interna é mais lateral e superficial.
Nós temos duas artérias carótidas comuns (direita e esquerda). Estas artérias localizam-se no pescoço, fora do crânio e fornecem sangue ao cérebro. As artérias carótidas comuns dividem-se em dois ramos carótida interna e carótida externa (ver imagens).
As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço.
Existem duas maneiras de desobstruir as artérias carótidas: por uma cirurgia convencional chamada endarterectomia ou por uma cirurgia endovascular chamada colocação de stent. Os dois procedimentos são eficientes e seguros quando indicados na situação correta.
Ela emerge do arco aórtico do lado esquerdo e da artéria braquiocefálica do lado direito. Ela ascende na lateral do pescoço no interior da bainha carotídea, que é encontrada logo posteriormente ao músculo esternocleidomastóideo. A bifurcação carotídea ocorre ao nível da cartilagem tireoide, na laringe.
A artéria carótida interna é um dos dois ramos arteriais que emergem da artéria carótida comum, um vaso importante do sistema cardiovascular. A artéria carótida emerge direta ou indiretamente da arco aórtico, dependendo de qual lado do corpo se observa.
Entretanto antes, em 1996, Bouthillier publicou uma ideia mais complexa de que a artéria carótida interna possuía nada menos do que sete segmentos. A última ideia é geralmente mais aceita, clinicamente. Os segmentos de Bouthilier são organizados pela letra ‘C’ e seu número correspondente, listados de um a sete, que colocam os segmentos em ordem.
A maior parte das estenoses surge na área de bifurcação e na porção extracraniana da carótida interna (antes da artéria entrar no crânio). Assim como ocorre nas artérias coronárias do coração, a obstrução das artérias carótidas também é habitualmente provocada pela aterosclerose.
Os fatores de risco para doença da artéria carótida são os mesmos da aterosclerose e das doenças cardiovasculares: Idade avançada. Tabagismo. Hipertensão arterial. Colesterol alto. Diabetes mellitus. Obesidade. Sedentarismo. Apneia do sono. História familiar de doenças cardiovasculares.
Essas placas são compostas por células necróticas, colesterol e cálcio e, além de reduzirem o lúmen das artérias, também as torna mais endurecidas. Três mecanismo podem justificar a ocorrência de AVC quando a uma das artérias carótidas apresenta aterosclerose avançada:
Como saber qual é o meu servidor proxy?
Com quanto tempo um gato pode engravidar?
O que significa lol em inglês?
O que é uma avaliação subjetiva?
Com enviar curriculo por email?
Pode comer ovo cozido depois de fazer tatuagem?
O que é preciso para trabalhar na Argentina?
Qual a temperatura que o ser humano resiste?
Quais são os sintomas de reumatismo nos ossos?
Qual será o valor do Auxílio Brasil em fevereiro 2022?
Qual a função do nariz externo?
Quais são os 4 pilares do conhecimento profundo?
Qual anestesia para cirurgia de mão?