Os jesuítas, além de trazer consigo os principias costumes religiosos e condutas de comportamento, trouxeram sua metodologia de ensino, que era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum.
Se no início os colégios foram utilizados pelos jesuítas na catequese do nativo, principalmente junto às crianças, para que lhes servissem de intérpretes diante dos índios adultos, posteriormente passam a instruir apenas os descendentes dos colonizadores.
Segundo Azevedo (1976), a atuação jesuítica na colônia brasileira pode ser dividida em duas fases distintas: a primeira fase, considerando-se o primeiro século de atuação dos padres jesuítas, foi a de adaptação e construção de seu trabalho de catequese e conversão do índio aos costumes dos brancos; já a segunda fase, o ...
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. ... Desse modo, trataram de organizar o sistema educativo, pois eles viam a educação como ferramenta de domínio religioso e difusão da cultura europeia nas terras indígenas.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese.
Transmitindo Cultura: “A catequização dos índios do Brasil, 1549- 1600”. Revista Diálogo Educacional. P. 1-22) O Padre Manuel da Nóbrega foi um dos principais jesuítas que desembarcaram na Bahia. Depois de algum tempo, vieram outros jesuítas que foram historicamente importantes como José de Anchieta e Antônio Vieira.
A catequização dos índios era uma das obras colonizadoras mais desejadas pelo Rei, obra que atenderia não só os objetivos da colonização como também aos intentos de uma sociedade sagrada, portanto, obra de Deus. O padre Simão de Vasconcelos reafirma:
Entretanto, os jesuítas eram contra a exploração dos índios, pois quando estes eram escravizados morriam de fome e doenças. Os castigos violentos sofridos pelos índios também eram um dos motivos que desagradavam aos jesuítas, que estavam tentando arrebanhar novos fiéis, pois a Igreja Católica estava perdendo fiéis para os protestantes.
- Para transmitir os ensinamentos religiosos aos indígenas, os jesuítas aprendiam a língua nativa (principalmente o tupi) para poderem se comunicar melhor. Eles também traduziram, para o tupi, músicas, livros religiosos, passagens bíblicas e até a missa.
Como funciona a cooperação no MERCOSUL?
Como enviar um E-mail para todos os contatos Thunderbird?
Como é o contrato intermitente?
Como podemos evitar a doença causada pela tênia?
O que precisa para trabalhar como cobrador de ônibus?
Em qual situação a molécula de água atuará como uma base?
Como são classificados os glicídios explique e dê exemplos?
Como enviar um produto do Japão para o Brasil?
Para que serve o óvulo que é aplicado na vagina?
Como se dá a eletrização por contato?
Qual a importância do cuidado com o idoso?
O que é necessário para preservar o solo e garantir boas colheitas?
Como manchar a roupa com água sanitária?
Como podemos chamar as Interacoes em que ambos os participantes são beneficiados?
Como ter alucinações com noz moscada?
Como a circulação atmosférica influi na formação dos climas da Terra?