Celular no escuro “Não se tem nenhum estudo ou trabalho comprovando que usar o celular à noite, no escuro, cause danos aos olhos. É claro que a recomendação é voltada à saúde dos olhos e, por isso, sugerimos não deixar a luz do celular muito baixa. O ideal é não forçar muito a visão”, recomenda o médico.
Quanto ao uso de celulares e outras tecnologias similares, não são indicados no escuro e nem antes de dormir, pois a luz azul também desequilibra a produção do "hormônio" que induz ao sono (melatonina) e o ciclo circadiano, que representa o período de 24 horas que regra nosso organismo e os horários biológicos, podendo ...
A luz azul do celular pode ser bastante perigosa para a saúde dos nossos olhos. Essa é a luz emitida pelas telas digitais que pode nos causar diversos problemas, como dificuldade para dormir e insônia.
Muito tempo de tela também afeta a musculatura dos olhos, pois os músculos permanecem contraídos por longas horas, o que resulta na fadiga ocular e até mesmo no desfoque da visão ao tentar olhar para longe. Isso pode causar desvios como miopia e astigmatismo.
Sempre prefira a luz natural, em vez da artificial, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos.
22 curiosidades que você vai gostar
Benefícios para os olhos
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.
Os testes revelaram que o modo escuro chega a economizar entre 39% a 47% de energia quando é executado no brilho máximo do display OLED. No entanto, como a maioria dos usuários são acostumados a utilizar seu smartphone com brilho entre 30% a 50%, essa economia de energia cai para ínfimos 3% a 9%.
Efeitos da luz do celular sobre o organismo
Por atrapalhar o sono, a iluminação do smartphone, a longo prazo, afeta o descanso pleno, prejudicando assim o aprendizado, a memória, a concentração, trazer possíveis prejuízos à retina dos olhos e, segundo pesquisas iniciais, até mesmo levar a um quadro de catarata.
Danos à retina
Ela é responsável por captar a imagem que é transmitida ao nosso cérebro. Quando exposta a luz do sol sem proteção, doenças como maculopatia solar ou degeneração macular podem aparecer. Por isso, assim como nossa pele necessita de protetor solar ao se expor ao sol, nossos olhos também.
Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.
Usar por mais de 6 horas ao dia os eletrônicos que emitem a luz azul pode ocasionar dores de cabeça, cansaço visual e envelhecimento precoce da retina. Existem dois tipos de luz azul: a turquesa e a violeta.
Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
Os pesquisadores que realizaram o estudo dizem que ainda não há provas concretas que o celular pode causar cegueira, mas é bom ficar com o olho vidrado no celular na escuridão. O ideal é que tenha uma luz acesa enquanto você usa o aparelho.
O escuro é essencial para a produção do hormônio melatonina, essencial para um bom descanso e uma boa reposição de energias, algo que com certeza afasta a cefaleia. Também é relevante observar sua noite de sono, é bem comum que esse seja um propulsor associado às dores de cabeça.
“Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo”, pontua o neurologista.
As pessoas que têm olhos claros têm maior tendência de terem sensibilidade à luz, por terem menor pigmentação nos olhos. Ou seja, essas pessoas, quando estão expostas aos ambientes ao ar livre com muita incidência de luz ou até mesmo em ambientes fechados muito claros, sentem um incômodo nos olhos.
Nada tema: de acordo com os especialistas, a prática não causa doenças oftalmológicas. ... “O que acontece na hora em que estamos assistindo televisão de luz apagada é que forçamos a visão, e isso não causa doenças e nem piora nenhuma condição oftalmológica preexistente.
A iluminação artificial do celular provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, hormônio do sono. Sendo assim, você tende a ter mais dificuldade para pegar no sono. Até o menor sinal de iluminação do aparelho (quando está carregando, por exemplo), pode prejudicar esse hormônio.
Ajustar as configurações do aparelho, manter uma distância da tela e manter o ambiente iluminado são algumas dicas para proteger os olhos.1 - Ajuste os seus aparelhos. ... 2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos.3 - Use um filtro de tela.4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos.5 - Use colírios sob recomendação médica.
Uso de eletrônicos afeta o sono dos adolescentes, diz estudo
O segundo caso aconteceu com uma mulher de 40 anos. Ela relatou aos médicos que acordou um dia de manhã e não conseguia enxergar de um olho. Esse problema permaneceu por cerca de 15 minutos e se repetiu eventualmente ao longo de seis meses.
Escolha o tema que você quer usar:Padrão do sistema: se quiser usar o Chrome no tema escuro quando o recurso "Economia de bateria" estiver ativado ou quando a opção "Tema escuro" estiver selecionada nas configurações do dispositivo móvel.Escuro: se quiser usar o Chrome no tema escuro.
Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade. A predominância da cor branca com texto em preto, no entanto, proporciona melhor leitura, independentemente do ambiente.
Com tons predominantemente mais escuros e alguns destaques mais claros, o modo noturno não traz apenas maior conforto visual, mas também ajudar a economizar mais bateria em aparelhos com tela OLED ou AMOLED.
Vários tons de azul são os primeiros recomendados quando o assunto é cor para ambientes calmantes. Eles estão ligados à mente, logo se relacionam à serenidade e configuram quartos perfeitos para uma noite de sono profundo! Quanto mais claro, mais acalmam e auxiliam na concentração.
Como usar vinagre de maçã orgânico no cabelo?
Quando serão realizadas as provas do ESA?
Quando se deve usar o acento grave?
Para que serve o monomer na unha?
Como faço para saber o lucro de uma empresa?
Como usar Android como joystick?
Qual melhor DNS 2020 para Android?
Como funciona o visagismo na maquiagem?
Como usar o celular como adaptador Bluetooth para o PC?
Qual vinagre para matar piolho?
Como usar vinagre de maçã no cabelo para queda?
Onde posso comprar um caderno do Death Note?
Como transformar o celular em abajur?
Qual o melhor Visualizador de Fotos do Windows?
Quem está cantando nana neném?