Plantas gramíneas e rasteiras, ou de forração, que ajudam na retenção do solo. Entre elas citamos a grama bermuda (Cynodon dactylon) e a grama batatais (Paspalum notatum). A implantação de áreas gramadas em terrenos em encosta, passa pela preparação do solo, o que deve ser feito com cuidado.
Como fazer um jardim num terreno em declive
Assim como no solo plano, é preciso que o excesso de irregularidades seja corrigido o máximo possível. Para isso, retire pedras, raízes mortas e tente tampar ao máximo os buracos que podem aparecer. A grama é uma das melhores opções para deixar o solo inclinado mais firme e evitar o deslizamento de terra.
Nessas áreas, se o acesso for fácil, a grama é uma ótima opção, porém, se o acesso for difícil ou a inclinação muito grande, pequenos arbustos, flores em touceiras, forragens e gramíneas que não precisem de corte são as plantas mais indicadas.
Ideias para quintal de terra: cobrir com pedras Uma alternativa ao gramado, especialmente em quintais pequenos, é cobri-lo com pedras brancas pequenas ou médias e instalar caminhos de madeira. Fica lindo se a área receber também vasos com plantas e flores e um romântico banco de jardim.
7 ideias para revitalizar os terrenos baldios das cidades
Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.
Para esses casso deve-se usar plantas de raízes longas que ajudam na fixação do solo. Uma das plantas mais utilizadas é a Arachis Pintoi, conhecido com amendoim forrageiro.
Para fixar a grama no barranco, a instrução é utilizar estacas, de bambu ou madeira, cortadas a uma altura máxima de 20 cm. Esses gravetos servirão de apoio até que a grama para talude brote e tenha raízes que a mantenham no desnível. Após preparar o locar e a grama, é preciso ter muito cuidado para abrir o gramado.
O primeiro passo é remover ervas-daninhas, lixo, pedras e entulhos da área em que a grama será plantada. Depois, nivele o terreno o máximo possível, removendo calosidades que possam ficar. Revolva a terra e utilize uma enxada ou uma máquina para criar sulcos de cerca de 10 cm de profundidade.
Porém, fazendo da forma correta, é possível sim aproveitar as encostas para fazer lindos jardins, para isso devemos ter muito cuidado ao remexer a terra e na escolha das plantas que vamos usar. Como em um jardim plano, temos que verificar quais as melhores plantas para a geografia do local.
Evidentemente não estamos dizendo que é fácil criar um jardim, mas um declive, ou talude, ou quaisquer terrenos acidentados possuem características que dificultam a concepção do espaço verde. Saber quais são os principais desafios a ser encarados é o princípio do jardim inclinado bem planejado.
Usando uma fita métrica e seu nível, ajuste-as até que você possa ver quanto da altura precisa ser adicionada ou removida em toda a área sendo ajustada. Ajuste a inclinação. Tenha em mente que você pode querer ajustar a inclinação do seu terreno para ajudar a combater problemas de drenagem.
Por vezes conseguimos criar patamares para aumentar o espaço horizontal.Mas é possível também, criar um jardim aproveitando a própria encosta. Casas de campo na montanha são as que mais comumente apresentam áreas do terreno em encostas, nos desafiando em como criar um paisagismo adequado.
Como transferir dinheiro entre bancos diferentes?
O que pode ser denunciado no 181?
Qual a diferença de MHz da memória?
Quem faz radioterapia pode tomar leite?
Vai é uma forma de qual verbo da 3 conjugação?
Como converter metro seg por km min?
Quando terminamos um relacionamento o que devemos fazer?
O que fazer para reduzir as enzimas do fígado?
Quais são as pragas da goiabeira?
Quais são os eventos mais importantes da fecundação?
Quais são as principais instituições financeiras atualmente no mundo?
Como tirar amarelado de edredom?
Porque conseguimos diferenciar o som do violão e do piano?
Como a família pode ajudar um borderline?
Quanto tempo dura uma faceta de porcelana nos dentes?