Eles contaram com 95 voluntários para testar diferentes formas de estudar um texto: lendo-o silenciosamente, ouvindo outra pessoa ler para você, ouvindo uma gravação de você mesmo lendo ou simplesmente fazendo a leitura em voz alta. E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.
A leitura silenciosa é a que se faz visualmente, sem o uso da voz. ... Ao mesmo tempo, esse modo de ler foi, muitas vezes, associado à superficialidade, à rapidez, à avidez, ao vício. Por permitir o contato direto entre o leitor e o texto e favorecer a livre interpretação, foi acusado de perigoso.
Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!
Se na leitura silenciosa e solitária o leitor desenvolve privacidade e intimidade em relação ao texto, na leitura em voz alta os laços se estreitam não apenas entre leitor e livro, mas também entre o leitor, o livro e o ouvinte. Está aí uma das primeiras belezas da leitura em voz alta: o estreitamento dos vínculos.
Ler em voz alta ou acompanhar a leitura com movimentos labiais é uma péssima prática. ... Assim, obrigue-se a ler em silêncio e acostume-se a captar ideias, e não palavras. Outra tática para vencer esse hábito é procurar repetir o conteúdo do que está lendo com suas próprias palavras, em linguagem coloquial.
Sabia que a leitura em voz alta é excelente para ajudar a se concentrar mais? Isso mesmo. O leitor tende a ficar mais atento ao que está escrito e à forma de pronunciar as palavras. Além disso, essa prática é ideal para fixar conteúdos na mente.
A reflexão do modo de ler um texto contribui para o aprimoramento da leitura, pois o modo como se ler irá influenciar na atribuição de sentido ao texto pelo leitor. A leitura silenciosa é o modo mais eficaz no processo de desenvolvimento psíquico superior.
Neste trecho você vai ver uma reunião de planejamento, conduzida por Telma Weisz, na qual as professoras do grupo de referência do programa estão discutindo sobre como elaborar situações didáticas de leitura para alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Uma era lê-las em silêncio, outra escutar as palavras gravadas em uma fita por alguém, outra escutar palavras gravadas com sua própria voz e, a última, lê-las em voz alta. Os resultados foram muito reveladores e os autores os chamaram de “ efeito produção “.
Caso se sinta facilmente sobrecarregado, irritado ou ansioso, você pode fazer um dia de silêncio para adotar uma mentalidade mais tranquila. Dê um aviso àqueles com quem você se comunica regularmente. Fale com amigos, familiares, professores ou colegas de trabalho sobre o seu dia de silêncio com alguma antecedência.
Tente incorporar o silêncio à sua vida, quer se trate de desligar a música por cinco minutos ou de meditar sem ninguém por perto pelo mesmo tempo. Encontre formas de se sentir confortável enquanto descansa em silêncio. E, se isso for possível, talvez você consiga inclusive vê-lo como algo bom.
Uma boa combinação de todas elas pode trazer resultados satisfatórios. Para algumas pessoas será melhor estudar lendo em silêncio, gravar a si mesmo lendo o texto e depois se ouvir. Outras optarão por ler em voz alta desde o início e, depois, estudar em silêncio escrevendo ou fazendo esquemas sobre o que aprenderam.
Quais são as reações do Tamiflu?
Como o autor Américo Plá Rodríguez define o princípio protetor do Direito do Trabalho *?
Como Tesseract foi parar com Mar-Vell?
O que Nestor Canclini fala a respeito da cultura híbrida?
Como diminuir espaço entre palavras no InDesign?
Como desmarcar um encontro com ele?
O que fazer com funcionário arrogante?
Como manter a calma no jogo de futebol?
O que é examinando e reparando unidade?
Como mudar a barra de ferramenta do celular?
Como mudar IPTU de terreno para residencial?
Como não sentir mais nada por uma pessoa?
Como personalizar o WhatsApp web por completo?
Como calcular o Vertice da função de segundo grau?