b – Chegaram os alunos que participaram das competições. a – Inferimos que, no enunciado primeiro, o vocábulo “que” atua como conjunção integrante, uma vez que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta, representando, assim, o complemento verbal, expresso pelo objeto direto, do verbo da primeira oração.
Como pronome, o QUE poderá ser interrogativo, exclamativo ou indefinido. Exemplo: O livro que você me deu é muito bom! Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas.
Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).
Referente é um adjetivo que significa relativo a, que diz respeito a, respeitante. Por exemplo: “No referente à segurança, o presidente anunciou que o Estado comprará novos satélites para monitorar as fronteiras e combater o narcotráfico”.
Quando usar o quê? Quê, com acento circunflexo, atua também como um pronome interrogativo, sendo utilizado, contudo, apenas no final das frases, seguido do ponto de interrogação: Isso significa o quê? Aconteceu o quê?
30 curiosidades que você vai gostar
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”
Significado de Referente
adjetivo Relativo; que diz respeito a alguém ou a alguma coisa: panfleto referente ao concurso. substantivo masculino [Linguística] Elemento do contexto extralinguístico, real ou abstrato, ao qual o signo linguístico faz referência, num contexto sociocultural ou discursivo.
1. Que se refere. 3. [ Linguística ] Qualquer entidade, real ou não, para a qual remete o signo linguístico .
1 relativo, respeitante, relacionado, alusivo, concernente, respectivo, tocante, pertencente, pertinente, atinente. Exemplo: Esta informação é referente a 2020, mas apenas aos dez primeiros meses do ano.
Significado de Onde
advérbio Indica o lugar em que; no qual: onde coloquei minhas chaves?
Referentes é o plural de referente. O mesmo que: alusivos, relativos.
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Como pronome interrogativo: qual. ... o qual, a qual, os quais, as quais. ... o que, aquilo que, tudo o que. ... quão, quanto, como, a que ponto. ... de. ... exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Referente. É o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. O referente também é chamado de contexto, isto é, um conjunto de elementos que auxiliam o receptor a compreender a mensagem. Há dois tipos de referentes: o situacional e o textual.
1- Substantivo: É sempre acentuada e antecedida do artigo indefinido um: um quê, e o sentido dessa junção (um quê) é algo, alguma coisa. 2- Interjeição: É sempre acentuada.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
De que necessito, de que preciso, de que estou certo, de que tenho a impressão, de que estou isento e de que estou desconfiado são alguns exemplos de verbos, substantivos e adjetivos feitos com regência da preposição de.
O vocábulo “donde” indica “de algum lugar”, “ao lugar que (em que direção). Este último pode ser separado da preposição: “de onde”. O “donde” também possui valor circunstancial de lugar (“aquilo que vem”) e o verbo “vir” exige a preposição “de”, que deve ser adicionada ao advérbio “onde”.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Como recuperar o valor de uma checkbox em JavaScript?
Como eu faço para ter acesso a um processo?
Como devemos usar o tag questions?
Como funciona a pontuação do general?
Como transformar uma foto de celular em 3x4?
Como ocultar o feed do Instagram?
Como agendar consulta no SUS pela internet?
Como faço pra vê fatura atrasada da Light?
Como selecionar todas as linhas e colunas no Excel?
Qual tinta usar para marcar abelha rainha?
O que fazer na rota do meio LoL?
Como selecionar texto no drive?
Quanto tempo leva para o juiz marcar uma audiência?
Como recuperar Arquivos que estão ocultos?
Como faço para selecionar arquivos não sequenciais em uma pasta?
Como marcar o exame de vista no detran?