Como é feito o contrato da aprendizagem?

Pergunta de Theo Costa em 22-09-2022
(26 votos)


Como é feito o contrato da aprendizagem?

O contrato de aprendizagem é o acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por um prazo determinado não superior a dois anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz – inscrito em algum programa de aprendizagem – formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral ...

O que é o contrato de aprendizagem segundo a lei da aprendizagem?

428 da CLT, o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento ...

Para que serve o contrato de aprendizagem?

Nesse tipo de contrato, o empregador (pessoa jurídica) se dispõe a assegurar ao aprendiz, que deve estar inscrito em programa de aprendizagem, uma formação técnico-profissional metódica. ... Por sua vez, o aprendiz (pessoa física) deve se comprometer a cumprir os afazeres necessários à sua formação com zelo e diligência.



Qual a sua duração do contrato de aprendizagem?

O artigo 45 do mesmo decreto traz que o contrato de aprendizagem é o contrato especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica compatível com o seu ...

Porque o contrato de aprendizagem é conhecido como um contrato especial?

É de natureza especial, uma vez que possui prazo determinado, porém, diverso daqueles previstos no art. 443 da CLT, pois findará o contrato quando a aprendizagem for ministrada ou ainda quando o aprendiz tiver completado o limite de 24 anos de idade, salvo os portadores de deficiência.

Qual o objetivo da Lei de aprendizagem?

Criada com o objetivo de combater o trabalho infantil, a Lei da Aprendizagem oferece a possibilidade de um caminho seguro para a inserção do jovem (de 14 a 24 anos) no mercado de trabalho, por meio de um processo educacional voltado para o desenvolvimento profissional.



Quais são os aspectos encontrados na Lei da aprendizagem?

A Lei de Aprendizagem (10.097) determina que todas as empresas de médio e grande porte tenham em seu quadro de funcionários de 5% a 15% de aprendizes em funções que necessitem de formação profissional de nível básico. ... A Lei foi promulgada no dia 00 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005.

Quais são as situações em que o contrato de aprendizagem pode acabar?

O contrato de aprendizagem também poderá ser rescindido antecipadamente nas seguintes hipóteses: desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz; falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; ou.

Quais os direitos do contrato de aprendizagem?

É direito do aprendiz: vale transporte; férias + 1/3 constitucional; 13º salário; FGTS de 2%; homologação da rescisão do contrato de trabalho com mais de 1 ano pelo MTE. Além das horas destinadas as atividades práticas deverão computar no salário as horas destinadas as aulas teóricas, DSR e feriados.



Qual a validade do contrato de aprendizagem?

O contrato de aprendizagem deve ser elaborado por escrito e por prazo determinado e para sua validade exige-se: 1) Registro e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 2) Matrícula e frequência do aprendiz à escola, caso não haja concluído o ensino médico;

Quando poderá ser estipulado o contrato de aprendizagem?

Nota: O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência.

Qual o contrato de aprendizagem de um jovem aprendiz?

A atividade que um jovem aprendiz irá desempenhar estará cadastrada em seu contrato de aprendizagem. Este contrato é fechado entre o jovem, a instituição de ensino e a empresa. A Lei da Aprendizagem explica organizadamente quais são as responsabilidades, tanto do aluno quanto da empresa, em relação as atividades desempenhadas.

Qual a idade máxima para celebrar o contrato de aprendizagem?

O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência. A idade máxima permitida para celebrar contrato de aprendizagem passou a ser de até 24 anos. Anteriormente a idade máxima era de 18 anos.



Outras questões

Como saber se minha barraca e Impermeavel?

Como são divididos os países?

Como podemos incentivar o consumo de frutas verduras e legumes?

Como saber se a babosa precisa de água?

Tem como depositar notas falsas no banco?

Como trabalhar em casa pelo Facebook?

Como saber se a boneca e reborn?

O que o chiclete é feito?

O que é saudade educação infantil?

Como retificar uma declaração do MEI?

Como são produzidas as lágrimas?

Como trabalhar no Magazine Luiza online?

Como os estados são divididos Brainly?

Quais são as borboletas venenosas?

Como trabalhar pipas com educação infantil?

O que é avaliado em uma peneira de futebol?

Como saber se a cachaça e de qualidade?

É seguro trabalhar pela internet?

Quando o crânio para de crescer?

Qual o material da lente Digital?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com