O coxão mole é constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro, e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados.
Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.
Coxão mole
Possui bem pouca marmorização e quase nada de gordura. É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.
Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia.
- Coxão mole: Também conhecido como "chã de dentro", essa carne é macia e saborosa, porém possui nervos e gorduras. É localizada na parte traseira do boi. - Patinho: Esse corte é uma carne de primeira, é macia e muito suculenta. Possui menos gordura do que o filé mignon e também é encontrada na parte de trás do boi.
27 curiosidades que você vai gostar
Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.
O patinho pode substituí-lo em algumas receitas.
As carnes de segunda
Por esse motivo, quando as carnes são expostas ao calor direto, costumam ficar mais duras. Elas são boas para fazer ensopados, guisados e tortas. As carnes de segunda são: músculo dianteiro, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém.
Veja quais as 8 piores carnes para churrascoPonta de peito;Lagarto;Coxão duro;Patinho;Pescoço;Músculo ou ossobuco;Capa de filé;Ponta de agulha.
Pescoço, acém , braço, peito , lagarto e ossobuco : são cortes ideais para cozinhar na panela de pressão. Essas carnes, quando amolecidas, tornam-se muito saborosas e suculentas. Patinho, contrafilé , coxão duro e coxão mole : cortes ideais para o tradicional bife de panela.
Agora, quando o assunto é brasa, as carnes de segunda aparecem mais timidamente na grelha. As mais macias, como o filé, contrafilé, alcatra, fraldinha e, claro, picanha, são as preferidas.
IngredientesFILÉ MIGNON.É o corte mais macio de carne bovina. ... ALCATRA.A alcatra é macia e tem pouca gordura, sendo ideal para bifes, refogados, assados e ensopados. ... PICANHA.Parte macia, mais marmorizada e com capa de gordura, tem sabor acentuado. ... COXÃO MOLE.
1 – Músculo dianteiro: um dos cortes mais saudáveis do boi, é uma carne fibrosa, saborosa, pobre em gordura, mas rica em colágeno. Seu cozimento pede bastante calor e umidade, sendo indicado para sopas, caldos de carne e carne de panela.
Com formato de um trapézio, o Coxão Duro Friboi fica localizado na parte traseira do boi. É uma carne com fibras mais longas, rígidas e de gordura concentrada na parte externa, o que a torna ideal para assados de panelas, rosbifes, o famoso bife à role, cozidos ou moída para molhos e refogados.
Coxão duro – Também conhecido como coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado. Pode ainda ser chamado de cuadrada (espanhol), gîte a la noix (francês) ou flat (inglês).
Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas.
Enquanto na categoria de “carne de primeira” estão cortes mais nobres como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e maminha, são consideradas “carnes de segunda” tipos como fraldinha, acém, paleta e costela.
O filé mignon é um tipo de corte de carne bovina. É a parte mais tenra da ponta do filé. É localizada na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 2,95% da carcaça. É o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura.
Os tipos de carne para consumir no dia a diaGrelhado, frito ou no strogonoff: para esse tipo de procedimento use opções macias e saborosas como filé mignon, contrafilé, alcatra e bisteca.Panela, ensopado ou moída: as melhores opções são carnes mais densas e gordurosas como o acém, patinho, músculo e fraldinha.
Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.
As chamadas "carnes de terceira" são classificadas dessa forma devido a característica de acumular mais nervos e gorduras em quantidades indesejáveis, alguns exemplos são: músculo, pescoço e ponta de agulha.
Mais macia que fraldinha? Fraldinha é uma ótima opção se você busca por uma carne leve e macia. De corte pequeno e fibras longas, possui pouca gordura e é a queridinha do mundo fitness. O seu preparo pode ser feito na brasa, deixando o trabalho no manuseio da churrasqueira para as outras carnes do seu churrasco.
Carne de terceira
As chamadas carnes de terceira possuem uma camada extra do tecido conjuntivo do boi, tem gordura em uma quantidade maior e os nervos encontram-se mais presentes. Essas carnes não costumam ser utilizadas em receitas, mas algumas partes como o pescoço, podem ser usadas para fazer feijoada.
Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.