A impugnação ao cumprimento de sentença se resolverá a partir de pronunciamento judicial, que pode ser sentença ou decisão interlocutória, a depender de seu conteúdo e efeito: se extinguir a execução, será sentença, conforme o citado artigo 203, §1º, parte final; caso contrário, será decisão interlocutória, conforme ...
São meios autônomos de impugnação: Querela Nullitatis, Ação Rescisória, Reconsideração, Correição Parcial e Mandado de Segurança Contra Ato Judicial.
Existem duas espécies de instrumentos processuais dentre os meios de impugnação de decisões judiciais: os recursos e os sucedâneos recursais, sendo que a classificação será feita de maneira residual, ou seja, tudo que não for recurso será considerado um sucedâneo recursal[1].
No universo jurídico são encontradas cinco ações autônomas de impugnação, a saber: ação rescisória, embargos de terceiro, habeas corpus, habeas data, reclamação e mandado de segurança. E os sucedâneos recursais, são eles: correição parcial, pedido de reconsideração e remessa obrigatória.
CPC 2015: o prazo de 15 dias para impugnação inicia-se imediatamente após acabar o prazo de 15 dias que o executado tinha para fazer o pagamento voluntário (art. 525, caput). Não é necessária nova intimação.
43 curiosidades que você vai gostar
O executado poderá arguir a impugnação havendo incompetência (absoluta ou relativa) do juízo da execução. Sendo a incompetência relativa na própria impugnação, uma pena de preclusão e convalidação do vício é então permissível de aplicação em certos casos.
A impugnação ao cumprimento de sentença é a defesa conferida ao executado na fase de cumprimento de sentença. Trata-se de defesa típica e incidental ao procedimento, de modo que não constitui uma ação autônoma.
A impugnação é uma forma de refutar questões intrínsecas no processo jurídico, sejam elas objetos (provas), pessoas, argumentos ou decisões. Na prática, pode ser entendida como um ato de mostrar oposição, contradição ou contestação a ideias apresentadas pela parte contrária por meio de provas.
A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.
O que fazer no Atacama em 5 dias?
Qual animal que anda no espaço e deixa rastro?
Quantos quilos Inchamos durante o dia?
O que significa aferição de resultados?
O que aconteceu com o rosto do All For One?
Quais as regras de concordância verbal?
É preciso fazer reposição hormonal?
O que as artistas passam nas pernas?
Como funciona a medida socioeducativa?
Qual é a importância do estabelecimento de metas e da elaboração de um plano de carreira?
Como explicar o estado de natureza e o contrato social em John Locke?
O que é direito adquirido do trabalhador?
Quando o colo do útero está fechado significa gravidez?
Por que o rei babilônico Hamurabi Tornou-se famoso?
Precisa usar carimbo no atestado de óbito?
Quando o homem começou a comer carne na Bíblia?
O que é Setor Primário secundário e terciário e Quaternario?
Quais são as principais normas de biossegurança?
Quem trabalha com defensivos agrícolas têm direito a insalubridade?