A simples localização de um elemento químico na tabela periódica já pode indicar diversas características específicas desse elemento. Os elementos são distribuídos na tabela em ordem crescente da esquerda para a direita em linhas horizontais, de acordo com o número atômico (Z) de cada elemento, que fica acima de seu símbolo.
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
Os elementos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas eletrônicas, que por sua vez é coincidente com o número do período. Por exemplo: Observe que na tabela periódica existem 18 linhas verticais ou colunas. Elas representam as famílias ou os grupos de elementos químicos.
Assim com esses outros elementos, de uma mesma família possuem semelhanças em suas propriedades. O número de algumas famílias indica quantos elétrons o elemento químico possui na última camada de sua elétrosfera.
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.
Como descobrir quantas contas de Facebook tenho?
Como escrever shopping corretamente?
Como alterar dados da conta Windows 10?
Quais os tipos de mídias digitais?
Como escreve bombons no plural?
O que usar para acender lamparina?
Como funciona a Clínica da dor?
O que significa em português a palavra Walking?
Como classificar as bactérias quanto a nutrição e a respiração?
Qual é o certo Chuvendo ou chovendo?
Para que serve a incubadora para recém-nascido?
Qual foi o primeiro alien que o Ben se transformou?
Qual a diferença entre incubadora e startup?