As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina. Assim, uma lixa d água média poderia ser 220 ou 300.
De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, as mais comuns vão de 36 até 600.Lixa d água – 80 a 2000.Lixa ferro – 36 a 220.Lixa massa – 60 a 220.Lixa madeira – 36 a 320.
Lixa d água
O nome já deixa uma boa dica sobre o uso dessa lixa. Afinal, as chamadas lixas d água são indicadas para lixamentos e acabamentos em superfícies úmidas ou que receberão pequenas quantidades de água. Essa lixa é bastante usada em superfícies metálicas finas e na funilaria.
Cumprem a função de eliminar imperfeições, contaminantes, brilho e facilitar a aderência entre demãos, permitindo um acabamento ideal. Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são: lixa d água, lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa.
30 curiosidades que você vai gostar
As (numerações dependem do tipo de lixa e ate mesmo de cada fabricante) granulações comuns vão de 36 até 600. “Quanto mais baixo o numero… mais grossa será a lixa.” “Mais alto o numero mais fina a lixa.” Assim uma lixa dágua média poderia ser, uma 220 ou 300.
Lixa Madeira (granulação de 36 a 320) – usada somente em madeira; Lixa Ferro (granulação de 36 a 220) – usada somente em superfícies metálicas como portões e janelas; Lixa Massa (granulação de 60 a 220) – usada para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.
Para lixar e remover materiais no começo de um projeto, por exemplo para remover tinta, é recomendada uma lixa de 24 a 50. Para remoção de verniz ou acabamento fino você pode utilizar do 60 ao 80 da numeração e para um acabamento leve, do 100 ao 200.
Gramaturas 20 e 36: Muito grossa ideal para desbaste sem acabamento; Gramatura 60: Grossa; Gramaturas 80 e 100: Grossa ideal para remoção de pinturas; Gramaturas 120 e 180: Uso geral, além de remover facilita no acabamento; Gramatura 220 e 240: Ideal para acabamentos; Gramatura 320: Para acabamentos mais finos; ...
Numeração das Lixas
Granulação vai de 16 a 3000 e varia conforme o tipo de lixa e a sua utilização (como explicaremos abaixo). Importante lembrar que, quanto maior o número, mais fina e delicada ela é. A lógica é a seguinte: quanto mais grânulos, mais finos eles serão, e quanto menos grânulos maiores eles serão.
Segundo Caroline Valadão, engenharia civil e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie o segredo é lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas), se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco, ou lixa 80 ou 100 (mais grossa), nas partes em que a superfície estiver mais ...
Avance com lixas de grãos 150, 220, 320 e, por fim, 400 para deixar o vidro ainda mais suave. Por fim, use lixas de grãos 1.000 e 2.000 para polir a borda de forma perfeita.
Como lixar superfícies: Diferença entre grãos de lixas
Quanto mais grosso for o grão, menor é o número da lixa. Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão 36 a 400. São considerados grãos mais grossos lixas número 36, 40, 50. Mais finos, 320, 360, 400.
Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal. Mas o especialista avisa: “Para lixar madeiras pintadas, temos a lixa própria para madeiras com tinta.”.
320: fina, geralmente usada para acabamentos mais precisos. 400: fina, usada mais para realizar a lustração da superfície. 600/1200: extremamente fina, utilizada para lustração e polimento do material. 1600+: as lixas mais finas do mercado, utilizada para a lustração de objetos pequenos.
Conheça os diferentes tipos de lixa para ferroGranulação 20 – grossa, com grande capacidade de abrasão;Granulação 36 – grossa, com grande capacidade de abrasão em madeiras e outros maleáveis;Granulação 60, 80 e 100 – grossa, utilizada para remover a oxidação do metal e para áreas com pintura;
Como lixar ferro e metais em geral
Para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário, o ideal são as lixas ferro de 150 a 220. Serve para remoção de ferrugem e carepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.
Um ponto de atenção quando se fala em lixas é a escolha do grão. Aqui vai a regra para escolher o grão correto para a sua lixa. Lixas mais grossas possuem números menores e são utilizadas para desbaste pesado. Já as lixas de grãos finos possuem números maiores e são utilizadas para dar acabamento.
Lixa Massa: indicada para massa corrida, madeiras e similares. Eficiente na remoção de resíduos de massa, tintas e vernizes. Lixa D Água: Indicada para desbaste e acabamento em massas plásticas e acrílicas, reparação automotiva, lixamento de primer e construção civil.
– Ideal para lixar tintas, massas, primers, lacas, seladoras e vernizes nas indústrias moveleiras e automotivas; – Também indicada para lixamento de joias e semi joias; – Diversos grãos disponíveis.
Lixe o alumínio usando uma lixa 320.
Quais os maiores desafios para a implantação da ISO 9001 2015 em uma organização?
O que estudar para ser perito judicial?
Quantas personalidades uma pessoa pode ter?
Qual o tamanho de um caminhão betoneira?
Como encher o balde de água no Minecraft?
Quais são os tipos de faturas?
O que é a primeira esfera de coordenação?
O que tem para fazer na Vila do Abraão?
Qual compressa para peito empedrado?
Quanto tempo demora para o Bioestimulador de colágeno fazer efeito?
Quais os sinais de que os dentes estão nascendo?
O que são moléculas e exemplos?
É a principal característica do método de custeio variável?