A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Assim, conclui-se que 40% das notas estão acima de 5,0 e 40% estão abaixo de 5,0. Se os dados não tiverem valor central, precisamos tirar a mediana extraindo a média dos dois valores centrais.
Chamamos de mediana o elemento que está no centro do rol, ou seja, o elemento que o divide ao meio. Caso o rol tenha um número par de elementos, a mediana ocorrerá pela média aritmética dos dois elementos centrais. Média, moda e mediana são medidas de posição na estatística.
A média é usada para distribuições numéricas normais, que têm uma baixa quantidade de valores discrepantes. A mediana é geralmente utilizada para retornar a tendência central para distribuições numéricas distorcidas.
O coeficiente de variação fornece a variação dos dados obtidos em relação à média. Quanto menor for o seu valor, mais homogêneos serão os dados. O coeficiente de variação é considerado baixo (apontando um conjunto de dados bem homogêneos) quando for menor ou igual a 25%.
Na área estatística, o desvio de padrão é chamado especificamente de desvio de padrão amostral. Um baixo desvio indica que os dados estão próximos da média ou do valor esperado. Já um alto desvio padrão, indica que os dados estão espalhados por uma ampla gama de valores.
O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.
Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.
Por exemplo, se o valor 0 fosse omitido do conjunto anterior, a mediana seria Md = 5,25. A mediana tem interpretação muito simples quando as observações são diferentes uma das outras, porque ela é tal que o número de observações com valores menores que a mediana é igual ao número de observações com valores maiores que a mediana.
A mediana é muito usada em toxicologia, na determinação da dose que é capaz de matar 50% dos indivíduos, isto é, a dose mediana letal, ou DL50. No caso de uma distribuição de freqüências a mediana é calculada pela seguinte fórmula: Md = L + d X a/f Md. Onde: *L é o limite inferior da classe que contém o valor mediano;
Mas os valores atípicos, chamados de outliers, podem afetar a mediana menos do que afetam a média. Se seus dados forem simétricos, a média e a mediana são semelhantes. Para a distribuição simétrica, a média (linha azul) e a mediana (linha laranja) são tão similares que você não pode ver facilmente as linhas.
A mediana é muito usada em toxicologia, na determinação da dose que é capaz de matar 50% dos indivíduos, isto é, a dose mediana letal, ou DL50. No caso de uma distribuição de freqüências a mediana é calculada pela seguinte fórmula: Md = L + d X a/fMd. Onde:
Qual é a desvantagem da usina hidrelétrica?
O que significa mandioca em tupi?
O que por na lista de casamento?
O que é probabilidade condicional espaço amostral?
Qual é a diferença entre entorse contusão e luxação?
Qual é o tema do Meio Ambiente?
O que mais reprova no exame prático de moto?
Quantas franquias tem a sorridente?
A vantagem da gestão por processos?
Quem é a kunoichi mais bonita de Naruto?
Quais são os tipos de vegetais?