Manter uma atividade física regular pode aumentar a consciência corporal, a imunidade e a resistência muscular, além de colaborar para o desenvolvimento da coordenação motora e do sistema cognitivo, contribuindo para um melhor desempenho em todas as disciplinas.
A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Os benefícios decorrentes da prática desportiva na escola são descritos pelo professor Guilherme Lins de Magalhães.
Por meio deles a pessoa adquire a capacidade de superação, motivação para vencer seus desafios individuais, disciplina e autoconfiança, além é claro dos benefícios físicos, motores, cognitivos e sociais que os conteúdos da Educação Física proporcionam.
O esporte educativo acontece principalmente no ambiente escolar, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Ele afirma-se como uma atividade cultural, favorecendo a formação fundamental e contínua por meio do esporte (BLÁZQUEZ, 1999).
A prática regular de esportes é importante para a saúde física e mental do ser humano. E para as crianças, pode ser um fator fundamental de desenvolvimento. São vários os estudos que mostram os benefícios de atividades motoras, tanto para o crescimento quanto para despertar as capacidades cognitivas e sociais.
39 curiosidades que você vai gostar
É notório que a prática esportiva tem como importância o desenvolvimento de hábitos saudáveis, mostrar o caminho e conquistas de suas metas, estimular a disciplina, trabalhar em equipe, respeitar o seu adversário, melhorar sua autoestima, além de proporcionar ascensão financeira e social.
O esporte pode também ajudar a aumentar o interesse e o desempenho na escola. Mas é importante que seja leve e divertido. A prática de esportes pode ainda ajudar a transmitir valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da derrota, e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.
O esporte tratado na escola sem um significado de rendimento e competição permite aos educandos vivenciar formas de prática esportiva que privilegiem a cooperação, podendo se tornar um excelente meio para que dentro de um processo educativo, contribua para a formação crítica e integral do ser humano.
Veja seis benefícios de praticar esporte na escolaEspírito de Equipe. ... Aprender a lidar com a derrota e com a vitória. ... Ensina disciplina e respeito. ... Melhora a concentração. ... Combate ao sedentarismo. ... Desenvolvimento de novas habilidades.
Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, essa junção cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.
Os esportes individuais são aqueles praticados por apenas uma pessoa, ou seja, um atleta compete com adversário individualmente. Alguns deles podem ser disputados contra apenas um competidor ou contra vários que também estão competindo de forma individual.
Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:Individualidade tática;Habilidade motora/técnica;Aptidão física;Atitude.
Dentre os principais esportes individuais, temos natação, atletismo, jogos de luta, surfe, ciclismo, automobilismo, esgrima etc.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
O esporte pode atravessar as barreiras que dividem as sociedades, tornando-o assim uma poderosa ferramenta para apoiar esforços de prevenção de conflitos e de construção da paz, tanto simbolicamente no nível global, quanto de maneira bastante prática dentro das comunidades.
- Esporte Educacional: praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
O esporte educacional tem como função desenvolver a cultura esportiva, quando traba- lhado de forma correta, desenvolvendo o cultivo de atividades lúdicas, educa os indivíduos para o uso pleno da cidadania, incentiva o conhecimento e o prazer pelo esporte.
Indo além do aspecto físico da prática
É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
A criança envolvida com atividades esportivas regulares desenvolve o sentido de hierarquia, aprende a respeitar regras e as autoridades. Além disso, também desenvolve o senso de cooperação, indispensável nas modalidades de esportes coletivos, e cria aptidão para trabalho em equipe.
As atividades esportivas ou recreativas nasceram na Antiguidade e sua história é dividida em três períodos. O primeiro deles é o Esporte Antigo, que vai até a primeira metade do século XIX. O Segundo momento é denominado Esporte Moderno, entre 1820 até 1980.
Ensina a ter perseverança, respeito à autoridade, a ter integridade, honestidade e coragem. E a reconhecer a importância do trabalho em equipe. E vai além disso. Apresenta sentimentos adormecidos e aflora ainda mais a união entre as pessoas.
15 Esportes individuais1 Atletismo. Surgiu em 776 a.C na Grécia Antiga, na primeira Olimpíada que foi realizada na história, em Olímpia. ... 2 Natação. ... 3 Tênis. ... 4 Golfe. ... 5 Hipismo. ... 6 Automobilismo. ... 7 Judô ... 8 Capoeira.
Como exemplo, podemos citar o tênis de quadra, o tênis de mesa, o badminton e o atletismo. O praticante está intimamente ligado às próprias necessidades de melhoria, sendo treinado exclusivamente por um técnico, aprendendo habilidades e competências para as ações técnicas de determinado esporte.
Coletivos: Handebol, Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol, Softbal, Beisebol, Goalball, Rúgbi, Paintball, Punhobol, outros. Individuais: Tênis de mesa, Tênis de Campo, Natação, Badminton, Ciclismo, hipismo, Atletismo, outros.
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Qual a ordem para hidratar o cabelo?
Onde passa The Handmaid's Tale?
Quanto tempo o top coat fica na cabine?
Onde é melhor deixar o dinheiro rendendo?
Quando o cachorro gosta de uma pessoa?
Quanto a Rafa Kalimann paga de aluguel?
Qual o componente do leite que será a Matéria-prima básica para a elaboração do queijo ricota?
O que acontece se errar a senha do iPhone muitas vezes?
O que se comemora no Dia 28 de outubro?
Porque não posso usar bijuteria?
Quais as vidrarias mais precisas?
O que fazer para ganhar atenção da namorada?
Como é feita a cirurgia da veia aorta?