O soro lácteo é a matéria prima para elaboração da Ricota e pode ser adicionado de leite integral, leite desnatado e até mesmo creme de leite, dependendo do produto final a ser elaborado, carreando os constituintes despojados do leite no decorrer do processo de produção queijeira, amplamente divulgados e recomendados ...
O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro".
Por ser um produto proveniente de soro de queijo, contem alto teor de soro-proteínas (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina), que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais (cuja principal proteína na composição é a caseína).
O processo de produção do queijo minas artesanal compreende as seguintes fases: I filtração do leite; II adição de cultura láctica e coalho; III coagulação; IV corte da coalhada; V mexedura; VI dessoragem; VII enformagem; VIII prensagem manual; IX salga seca; X maturação.
O queijo é produzido a partir da coagulação do leite. Ela acontece graças ao coalho, uma enzima obtida no estômago do bezerro, também chamada de renina ou quimiosina. Quando o coalho é adicionado ao leite, ele age sobre a caseína, uma proteína que corresponde a 80% do total das proteínas do leite.
41 curiosidades que você vai gostar
A coagulação do leite é o processo que consiste na transformação do lei- te em estado líquido para gel, também conhecida como coalhada. Este pro- cesso é decorrente de modificações físico-químicas nas micelas de caseí- na, que podem ocorrer por meio de acidificação ou por ação enzimática.
A maturação consiste no período em que os queijos ficam armazenados em câmaras específicas com temperatura e umidade controladas. Neste momento ocorrem às modificações físicas, bioquímicas e microbiológicas e tais processos alteram a composição química destes queijos, principalmente nos lipídeos, açúcares e proteínas.
A coagulação do queijo coalho, tradicionalmente, é feita usando uma enzima digestiva de um mamífero lactante. No caso, a renina. Para fazer a coagulação, utiliza-se fermento. Quando se tem a coalhada, o estado sólido do leite de vaca ou de cabra, cru ou pasteurizado, essa massa é cortada, cozida e depois coada.
A história do queijo começou com um simples acidente, antigamente o leite era transportado em bolsas de couro feitas com peles de animais, quando este leite ficava muito tempo sem utilização, algumas enzimas que estavam presentes no couro eram responsáveis por realizar um processo conhecido como coagulação, ...
O leite bovino contém vários compostos que possuem nitrogênio em sua composição, dos quais 95% ocorrem como proteínas. As proteínas quantitativamente principais estão agrupadas em duas grandes classes: caseínas (80%) e proteínas do soro (albuminas - 16% e globulinas - 4%).
O principal fator patológico que influencia na quantidade e na composição do leite é a mastite, que pode levar à queda de até 20% na produtividade. Além disso, a composição do leite também é alterada, com queda de produção de gordura, proteína e lactose. Ocorre também um aumento da quantidade de sais.
A característica do leite de excelente meio de cultura para o desenvolvimento bacteriano deve ser considerada em todas as etapas de seu processamento: ordenha, armazenamento, transporte, beneficiamento e comercialização.
É imprescindível que o leite utilizado como matéria-prima para a fabricação de queijos, assim como de outros produtos lácteos, se mantenha dentro de determinados parâmetros básicos de qualidade.
O algodão é a matéria fibrosa que envolve as sementes do algodoeiro, planta do gênero Gossypium, família das malváceas. As fibras crescem em quantidade considerável, aderidas às sementes e encerradas numa cápsula, que se abre ao amadurecer.
Além da fibra, que pode ser considerada a base de todos os tecidos e a principal matéria prima, os produtos químicos usados na lavagem, extração de resíduos, preparação e tintura também devem ser considerados parte do processo de produção dos tecidos.
Coalhos de origem animal
A fonte tradicional da quimosina é o abomaso (quarto estômago dos ruminantes) de bezerros lactentes (que ainda dependem do leite materno para a sua sobrevivência) ou de outros ruminantes jovens.
Sua origem mais aceita remete à segunda metade do século XVII, quando viajantes nordestinos levavam leite armazenado em bolsas feitas a partir do estômago de animais. Devido à longa duração das jornadas, o líquido ia coagulando até formar uma pasta que, acabou-se por descobrir, era muito saborosa.
A história explica. Acredita-se que a produção do queijo tenha começado junto com a criação de animais, lá pelo ano 12000 a.C. Mas a primeira referência a ele data do ano 3000 a.C, e está num desenho feito pelos sumérios.
Como o nome já sugere, a principal diferença entre eles é o tempo de produção e maturação. Enquanto o minas frescal pode ser comercializado após 4-10 dias de preparo, o meia cura necessita de pelo menos o dobro de tempo para ficar pronto para a comercialização.
"Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.
A forma mais freqüente de coagular o leite é utilizar o coalho, que é uma enzima, mas a coagulação também pode ser fruto da ação das bactérias láticas, que acidificam o leite até que ele coagule. Os queijos frescos são aqueles que logo após a coagulação e a retirada do soro estão prontos para comer.
Consiste em uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos que ocorrem em todos os queijos, exceto aqueles que são consumidos frescos. Estes processos alteram a composição química dos queijos, principalmente no que tange a seu conteúdo em açúcares, proteínas e lipídeos.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
Em síntese a maturação irá promover:Desenvolvimento do sabor.Desenvolvimento do aroma.Desenvolvimento do aspecto (tipo de casca).Formação de textura.
A adição de ácido lático torna a coagulação mais rápida e de mais fácil controle. Outro tipo de coagulação é por coalho ou enzimática, obtida por ação do coalho.
Como fazer a prova APP pelo site?
Como comprar o aplicativo Navionics?
Como funciona o aplicativo Spotify de música?
Como aprender a uivar como um lobo?
O que fazer para se divertir sem beber?
Como executar programa no Python?
Quais alimentos precisam de rótulos?
Como sabermos quando usar I ou Ei na terminação dos verbos do passado?
Quanto tempo demora a colheita da batata?
Como baixar livros do Kindle para o iPad?
Como rifar um veículo pela Loteria Federal?
Qual o melhor aplicativo para aprender tocar violão?
Porque os dinossauros são considerados seres do passado?