“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.
O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.
A partir deste conhecimento da História da Educação é possível compreender de onde veio a estrutura do Ensino Público no país e fazer relações entre a educação da época do Brasil Colônia e do Império e a Educação Pública dos dias de hoje.
Entendendo as teorias na prática pedagógica
Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.
Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. ... Para educar os indígenas, Anchieta lançava mão de recursos ainda atuais em algumas escolas brasileiras, como o teatro, a música e a poesia.
34 curiosidades que você vai gostar
História da educação é uma disciplina curricular de diferentes cursos de formação em Pedagogia, Normal Superior e demais cursos de licenciaturas, além de uma área de pesquisa em expansão no Brasil. ... Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual.
História da Educaçao
O Objetivo da história é iluminar o passado para entender o presente e construir o futuro. O estudo da História da Educação e da Pedagogia é algo abra gente e diversificado.
O diálogo entre História e Pedagogia é importante na medida que ajuda o pedagogo a compreender as estruturais sócio-históricas de sua ciência e o historiador a compreender a transmissão de conhecimentos. ... Compreender os processos históricos de produção do conhecimento, bem como novas formas de ensinar e aprender.
Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão ...
Onde está a maior coleção de ovos de Páscoa do mundo?
Quais os benefícios de trabalhar na Apple?
Qual é a importância da escola e sua diversidade cultural?
Qual a diferença entre deferido e indeferido?
Quais são os tipos de pneumonia que tem?
O que significa documento de residência permanente?
Quais são os países que tomam banho todos os dias?
Quando é a prova de escrevente TJ SP?
Quanto tempo a pele demora para absorver o hidratante?
Onde achar as respostas das atividades?
Como Ver mensagem pela barra de notificação?
O que é um atrativo turístico?
Quais temperos posso plantar junto?
Quanto tempo depois da abdominoplastia tem que se andar curvado?