Dentre seus grandes feitos, estão a criação do Museu do Índio, a fundação da Universidade de Brasília (UnB), a criação de um amplo projeto de educação em tempo integral no Rio de Janeiro (os Cieps) junto ao governador Leonel Brizola, a fundação do Parque Nacional do Xingu e a participação na criação da Lei de ...
Darcy Ribeiro foi educador, político, etnólogo, antropólogo e escritor brasileiro. Seus estudos foram essenciais para alavancar uma nova reforma educacional no Brasil. Na área da antropologia, aprofundou na análise das comunidades indígenas. O principal conceito difundido por ele foi o de identidade cultural.
No estudo, ele defendeu a miscigenação como fator preponderante da diversidade que caracteriza o Brasil. Essa fusão biológica e cultural teria se iniciado logo que os primeiros portugueses desembarcaram na América, e a gestação étnica do brasileiro se prolongou por todo o período colonial (1530 – 1815).
Darcy Ribeiro tem uma interpretação própria da formação do povo brasileiro a partir de três matrizes básicas: os índios que habitavam originalmente a terra, o europeu descobridor-colonizador (os portugueses) e os africanos escravizados.
Em As Américas e a Civilização (1970), o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997)[1] definira Povos-Novos como povos que se constituíram “pela confluência de contingentes profundamente díspares em suas características raciais, culturais e linguísticas, como um subproduto de projetos coloniais europeus” (RIBEIRO, 1983, p.
27 curiosidades que você vai gostar
Povo é a população do Estado considerada sob o aspecto puramente jurídico, sendo constituído por um grupo de pessoas entendidas em sua integração em uma ordem estatal determinada. Pode ser também compreendido como o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis. São os súditos, os cidadãos de um mesmo Estado.
Müller (2000) conceitua o povo como ícone dando a essa representação uma ideia de povo intocável, sua figura não se compara ao povo ativo nem ao povo de atribuição, uma imagem que só existe no domínio das ideias e discursivamente construída como una e indivisível. Não diz respeito a nenhum cidadão ou grupo de pessoas.
O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.
Era um verdadeiro Éden desprovido da verticalização social, da luta de classes, do egocentrismo, do irracional capitalismo, do acúmulo pelo acúmulo. A matriz tupi, integrada à natureza, coexistia pacificamente com seu meio, com suas crenças, com seus rituais. Eram os verdadeiros donos do Brasil.
Quantos são os órgãos do sistema excretor?
Qual foi a contribuição dos italianos para a cultura brasileira?
Qual é a fobia mais estranha do mundo?
Quais os tipos de aceitação da herança existentes e como se operam fundamente?
Como resolver o absenteísmo no trabalho?
Como calcular Simples Nacional 2020 Anexo V?
Quanto tempo tenho para pagar a taxa de importação?
Qual a importância do Renasem?
Quem é o filho do Thomas Shelby?
O que é um histograma Lightroom?
Quanto tempo pode durar a depressão Pós-parto?
Quantas camadas eletrônicas têm o frâncio?
O que fazer no primeiro dia de aula para alfabetização?