A linguagem tem papel significativo na aprendizagem em qualquer área do conhecimento. No que tange o ensino e a aprendizagem de Ciências, podemos considerar um fator determinante. Por meio da linguagem, estabelecemos relações e na sala de aula essas relações deliberam se a aprendizagem irá ou não acontecer.
A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. A linguagem é o modo de reprodução e expressão dos pensamentos dos sujeitos, porém esta não se limita somente a representações ela se une aos pensamentos e conhecimentos adquiridos transformando-os e definindo o caráter do indivíduo.
A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
O processo de ensino e aprendizagem engloba uma serie de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar. Por esse motivo torna-se necessário que os educadores sejam capazes de compreender as diferenças de cada ação e saber escolher a melhor maneira que irá trabalhar um determinado tema.
O trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do indivíduo e interação com outras pessoas, bem como na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
20 curiosidades que você vai gostar
A brincadeira é a linguagem da criança, é o modo como ela se expressa, compreende a natureza, o mundo social e a si mesma. É também sua forma de interagir com os outros. Brincar é de fundamental importância para favorecer desenvolvimento integral da criança.
Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).
A aprendizagem significativa é um processo em que há a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo que será aprendido ganha significado para o estudante graças ao conhecimento que ele já possui, chamado de subsunçor ou ideia-âncora por Ausubel.
A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.
Quem libertou os judeus dos nazistas?
Porque o ser humano modifica o solo?
Como o rato passa por debaixo da porta?
Como os solutos influenciam nas propriedades coligativas da água?
Como fazer planta humanizada no Layout do SketchUp?
O que fazer para me tornar um profissional de ilustração?
Como são classificados os sensores?
Quais são os sons do nosso corpo?
Quanto ganha um profissional de lettering?
Qual a importância dos stakeholders para as empresas?
Como funciona venda de loteamento?
Como são produzidos os sons dos instrumentos de percussão?
O que fazer com chocolate fracionado?
Como Trabalhar filme com os alunos?
Como trabalhar o jornal na sala de aula?
Qual o objetivo de trabalhar com massinha na educação infantil?
Como funciona o programa Mestre do Sabor?