Importância da embalagem para alimentos É justamente esse o principal papel da embalagem para alimentos: manter os produtos longe de qualquer problema. ... A embalagem entra nesse momento fornecendo proteção contra a variação de temperatura e, principalmente, evitando o contato do alimento com algum agente infeccioso.
Resumo Embalagem para alimentos é um recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, destinado a cobrir, empacotar, envasar, proteger a matéria-prima, produtos semielaborados ou produtos prontos para o consumo. As embalagens podem ser primárias, secundárias e terciárias.
O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.
A embalagem é uma das principais responsáveis pela proteção do produto. Desde a produção até o consumo efetivo, a embalagem irá proteger e conservar o produto, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, entre outros, mantendo sua integridade.
As embalagens no ponto de venda são uns dos mais poderosos instrumentos no processo de compra de um produto. Elas dão valor, passam confiança e apelo visual para os clientes. Por causa da sua importância, ela está constantemente sendo inovada graças à tecnologia e demais procedimentos inventivos.
Tipos de embalagens com base nos materiais utilizados
Apresenta leveza; flexibilidade; facilidade de manipulação nos processos de corte e bobinamento; boa resistência à oxidação atmosférica; boa resistência à sulfuração; material inerte; baixa resistência a alimentos ácidos; menor resistência mecânica e custo elevado.
As embalagens de alimentos mais comuns são garrafas e frascos. Essas embalagens inclusive são reutilizadas como elementos de artesanato e na decoração de diversos ambientes. O fato de o vidro ser um material inerte o torna virtualmente ideal para armazenar todas as substâncias: água, alimentos ácidos, molho de tomate, conservas, etc.
Oferece maior proteção aos produtos, são as embalagens para transportes que exigem grande ação mecânica. Por exemplo: caixas plásticas para transporte de frutas e peixes. Normalmente são bandejas de alumínio ou poliestireno expandido e os modelos de caixas de cartolina.
Embalagens de aço: tem maior proteção e isolamento quando comparado ao alumínio. Recomendado para conservas duradouras, como vegetais e sucos concentrados. As latas de aço também são perfeitas para empresas que necessitam transportar seus produtos por períodos maiores.
A grande desvantagem das embalagens de papelão é que o material precisa ser mantido longe de umidade, caso contrário a caixa poderá adquirir mofo e até contaminar os alimentos internos. Para sanar este problema as embalagens de papelão são normalmente secundárias, combinadas com uma embalagem primária feita de material plástico.
O que é renúncia tácita ao direito de representação?
O que posso usar para limpar a tela do celular?
Quando não posso distribuir lucro?
Onde as muriçocas ficam durante o dia?
Como Criar atalho dos jogos da Epic Games?
Quais são os efeitos do agravo de instrumento novo CPC?
Como trabalhar a leitura em sala de aula?
O que diz a Constituição de 1946 sobre a educação?
Quem é bacharel em Filosofia pode ser o quê?
Quantas calorias tem 4 pedaços de pizza?
Quais os principais fabricantes de firewall no mercado atual?
Qual a importância dos imigrantes na economia e sociedade americana?