Importância da embalagem para alimentos É justamente esse o principal papel da embalagem para alimentos: manter os produtos longe de qualquer problema. ... A embalagem entra nesse momento fornecendo proteção contra a variação de temperatura e, principalmente, evitando o contato do alimento com algum agente infeccioso.
Resumo Embalagem para alimentos é um recipiente ou qualquer forma de acondicionamento, destinado a cobrir, empacotar, envasar, proteger a matéria-prima, produtos semielaborados ou produtos prontos para o consumo. As embalagens podem ser primárias, secundárias e terciárias.
O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.
A embalagem é uma das principais responsáveis pela proteção do produto. Desde a produção até o consumo efetivo, a embalagem irá proteger e conservar o produto, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, entre outros, mantendo sua integridade.
As embalagens no ponto de venda são uns dos mais poderosos instrumentos no processo de compra de um produto. Elas dão valor, passam confiança e apelo visual para os clientes. Por causa da sua importância, ela está constantemente sendo inovada graças à tecnologia e demais procedimentos inventivos.
Tipos de embalagens com base nos materiais utilizados
Apresenta leveza; flexibilidade; facilidade de manipulação nos processos de corte e bobinamento; boa resistência à oxidação atmosférica; boa resistência à sulfuração; material inerte; baixa resistência a alimentos ácidos; menor resistência mecânica e custo elevado.
As embalagens de alimentos mais comuns são garrafas e frascos. Essas embalagens inclusive são reutilizadas como elementos de artesanato e na decoração de diversos ambientes. O fato de o vidro ser um material inerte o torna virtualmente ideal para armazenar todas as substâncias: água, alimentos ácidos, molho de tomate, conservas, etc.
Oferece maior proteção aos produtos, são as embalagens para transportes que exigem grande ação mecânica. Por exemplo: caixas plásticas para transporte de frutas e peixes. Normalmente são bandejas de alumínio ou poliestireno expandido e os modelos de caixas de cartolina.
Embalagens de aço: tem maior proteção e isolamento quando comparado ao alumínio. Recomendado para conservas duradouras, como vegetais e sucos concentrados. As latas de aço também são perfeitas para empresas que necessitam transportar seus produtos por períodos maiores.
A grande desvantagem das embalagens de papelão é que o material precisa ser mantido longe de umidade, caso contrário a caixa poderá adquirir mofo e até contaminar os alimentos internos. Para sanar este problema as embalagens de papelão são normalmente secundárias, combinadas com uma embalagem primária feita de material plástico.
Faz mal usar meias de compressão?
O que usar para colar metal com metal?
O que acontece se eu pagar mais que o mínimo do cartão?
Qual habilidade da BNCC para vogais?
Quanto tempo dura a crise de hemorroidas?
Como ativar cartão Santander no app?
Quanto tempo dura a tinta no cabelo?
Como postar vídeo longo no IGTV?
Como ter um ambiente de trabalho positivo?
Como limpar armário de cozinha MDF engordurado?
Em quais crimes se aplica o princípio da insignificância?
O que é necessário para fazer um sabão?
Qual é o teor alcoólico das cervejas?
Qual é o grau menor de astigmatismo?
Qual foi o time que o Ronaldo Fenômeno comprou?
Qual é o prato mais gostoso do Brasil?