O trabalho de um diplomata envolve a representação do Brasil perante outros países. Esse profissional tem como função informar, negociar e acompanhar discussões internacionais, gerenciando as relações exteriores do governo brasileiro. É uma carreira que exige dedicação total de quem trabalha nela.
O diplomata negocia acordos internacionais, promove os interesses comerciais do país, estimula relações culturais e econômicas com outros países. Para ser diplomata, é preciso possuir o diploma de nível superior, não havendo especificação de curso.
solicitar, previamente, anuência da autoridade competente, na forma regulamentar, para manifestar-se publicamente sobre matéria relacionada com a formulação e execução da política exterior do Brasil.
Para ser diplomata, é preciso realizar um concurso público que ocorre anualmente, desde 1946, e é promovido pelo Instituto Rio Branco. A carreira exige formação em qualquer curso superior e, embora não seja obrigatório, muitas pessoas se formam em Direito ou Relações Internacionais visando esse objetivo profissional.
Concurso para diplomata: vai encarar? Ser um diplomata no Brasil exige muito conhecimento e dedicação por parte do candidato. A consequência disso é a aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), um dos mais concorridos e difíceis do país.
22 curiosidades que você vai gostar
O curso tem duração de dois anos e as aulas acontecem em período integral. Depois de concluir a formação, o Diplomata pode fazer outros cursos e evoluir na carreira, assumindo os seguintes cargos: Segundo-Secretário. Primeiro-Secretário.
Aqui precisamos lembrar que não existe fórmula mágica para passar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. O percurso de cada candidato é único; o que os une é o destino final. Assim, existem candidatos que levam quatro, cinco ou mais anos para passar, enquanto que outros passam em dois, ou três.
Provavelmente, todos nós já passamos pela mesma situação ao nos depararmos, pela primeira vez, com o edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e constatarmos que são cobradas, nada mais, nada menos que três línguas estrangeiras – Inglês, Francês e Espanhol – e mais a Língua Portuguesa, que pelo ...
Como isso é possível, porém, se a maioria dos aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) têm vinte e poucos ou trinta de idade e normalmente espera a expulsória – idade para aposentadoria compulsória no serviço público – para deixar os quadros do Itamaraty.
Qual a importância da arte abstrata na sociedade?
Quantas vezes posso fazer clareamento dental caseiro?
O que devo fazer para ter a guarda unilateral?
O que não é bom para o cabelo?
Qual a diferença entre o lado esquerdo e direito do cérebro?
O que significam ondas quadradas no oceano?
Como a sinvastatina elimina o colesterol?
Como acessar o Portal do Aluno Senac?
O que são arcos arquitetônicos?
Quem tem direito a prorrogação do Seguro-desemprego?
Quais os alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento?