A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.
“A Língua Brasileira de Sinais é usada por milhões de brasileiros. ... "A inclusão do ensino de Libras no currículo do ensino fundamental vai auxiliar o desenvolvimento das crianças e é uma importante medida de política pública visando a inclusão das pessoas com dificuldades auditivas na sociedade”, avalia.
Além de permitir que a criança compreenda a aula, a capacidade de se comunicar em Libras também permite o oposto: que o professor compreenda o aluno. ... Saber se comunicar com o aluno ajuda o professor a entender que aquela criança não se resume à sua deficiência auditiva.
Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Líbras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
Atualmente percebe-se um grande impasse por parte da criança surda ao ingressar na escola, principalmente no processo inicial decorrente de diversos fatores como: limitações pessoais, o conhecimento parcial da língua pela qual se comunica (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais), o preparo não adequado dos professores e ...
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. ... - É por meio dessa língua que o surdo fará a interação na sociedade, construirá sua identidade e exercerá sua cidadania, sendo esta a forma mais expressiva de inclusão.
explicitou a importância do conhecimento da Libras por parte dos profissionais, principalmente dos futuros educadores que atuarão com crianças e adolescente surdos no ensino regular. Tal pesquisa também esclareceu que o uso da Libras no ensino regular pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos.
A partir do Decreto nº 5.626/05, a Libras tornou-se disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores, em nível médio e superior, especialmente no curso de Pedagogia, que forma o professor de ensino fundamental I.
Para o ensino de Libras como L1, o professor deve estar ciente de que a Língua Brasileira de Sinais é principalmente visual, e para o educando surdo esse é o sentido pelo qual irá apreender toda a estrutura gramatical dessa linguagem. Nasce aí a Pedagogia Visual ou da Diferença (Basso et al., 2009).
Em comemoração ao dia Nacional da Educação dos Surdos, nós trazemos um conteúdo em nosso Blog, que além de explicar sobre a importância da Libras no contexto escolar, também vai trazer estratégias para trabalhar com este aluno em sala de aula.
Ter conhecimento de Libras é fundamental no setor pedagógico, pois as instituições educacionais têm por obrigação serem locais de inclusão e integração, nem excluir nenhum aluno por conta de alguma deficiência. Portanto, é muito importante que os profissionais da área de Pedagogia saibam Libras. Acabar com o audismo
Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, etc. O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, ...
O que define a primeira e a segunda Lei de Mendel?
Qual a importância de conhecer diferentes culturas?
O que é ter personalidade civil?
Qual a data de nascimento de Fernanda Lima?
Quantas bananas por dia para emagrecer?
Como é o triângulo equilátero?
Como funciona o efeito suspensivo dos recursos excepcionais?
Quais são as 5 etapas do processo de enfermagem segundo a Resolução Cofen 358 2009?
Qual a taxa de personal na Smart Fit?
Como evitar a entrada de cupins em casa?
Qual a importância do Brasil em relação aos recursos hídricos?
Quais são as penalidades que o Coren pode aplicar?