A Administração Científica é um conjunto de conhecimentos, técnicas e métodos administrativos que podem ser aplicados para a formação de profissionais, empresas e mercados. ... Através desse método busca-se a maior produtividade dos trabalhadores em determinado espaço de tempo e linha de produção.
- Trata a organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas. ... Até hoje a administração cientifica influencia muitas organizações, quando se fala em produção, quase nada se escapada padronização, a divisão do trabalho, a necessidade de seleção e treinamento do trabalhador, entre outros.
Em uma experiência famosa, Taylor demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular. Essa é uma das ideias fundamentais da administração cientifica: a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
O administrador que utiliza a pesquisa científica é capaz de fazer previsões e traçar projeções futuras para a melhoria da empresa, esse é o ADMINISTRADOR.
38 curiosidades que você vai gostar
O que é administração científica:
É um método científico criado com o objetivo de aumentar a produção dentro das organizações e aprimorar a eficiência dos trabalhadores. A administração científica é comumente chamada de “Taylorismo”.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Superar o taylorismo por completo significa um retrocesso na cadeia produtiva, até porque o método trouxe grandes avanços, como a melhoria da qualidade dos produtos, a organização do trabalho, a redução dos custos, o melhor aproveitamento dos empregados, com redução de jornada de trabalho e aumento salarial.
Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos; Supervisão funcional: os operários são supervisionados por vários supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada; Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO são as regras básicas para o trabalho do administrador. Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle. ... Significa a menor unidade de movimento para a determinação dos tempos e movimentos dos operários e para a definição do método de trabalho.
O Modelo Taylorista trouxe vários benefícios para trabalhadores como: possibilidade de dobrar os salários, sensação de acolhimento e valorização, redução considerável na jornada de trabalho, remuneração dos dias de descanso.
Taylor desenvolveu algumas obras voltadas à administração de empresas buscando a eficiência do sistema produtivo. Um de seus maiores legados foi “Princípios da Administração Científica”, livro que basicamente expõe a crença de Taylor na racionalização do trabalho.
As ideias de Taylor são utilizadas até hoje como a redução de custos atualmente conhecido como saving nas empresas, o desenho de cargos e tarefas que podemos associar com as nossas metas, os treinamentos aos funcionários e a seleção cientifica que está diretamente ligada com a aérea de Administração Pessoal das ...
Atualmente, a administração vem sendo destaque nas organizações, pois a aplicabilidade de seus princípios tem sido um grande diferencial competitivo para o mercado. ... As organizações bem sucedidas tendem a crescer, ampliar suas atividades e expandir no mercado.
Esse conceito deixou um grande legado e ajudou inúmeras empresas no mundo a se desenvolverem e estruturarem processos e padrões. ... A partir desses princípios muitas empresas e muitos outros conceitos foram criados e ajudaram a desenvolver a gestão em todo mundo.
A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
Princípios da administração científica de Taylor: para o principal nome da administração científica, existiam quatro princípios a serem seguidos pela gerência, sendo eles: planejamento, preparo, controle e execução. O planejamento seria o responsável por substituir o empirismo pela ciência e procedimentos científicos.
Na história da evolução da ADMINISTRAÇÃO não podemos esquecer uma contribuição muito importante que foi a de ELTON GEROGE MAYO, criador da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940 nos USA e mais recentemente com novas ideias com o nome de TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Ainda assim nos dias atuais existem empresas que utilizam as teorias de Taylor para trabalhar e buscam a redução dos custos e aumento da produtividade, nas suas linhas de produção, identificam e contratam profissionais adequados para desenvolverem tarefas em menos tempo e de forma eficiente assim aumentando seus lucros ...
A teoria cientifica tem sua influência nos dias atuais, as organizações mediante suas propostas de trabalho incluem partes ou o todo desta teoria em acordo com sua missão e visão de trabalho.
Na administração científica a preocupação de Taylor era eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e levar os níveis - Administração.
Entre as consequências do modelo estão: a diminuição dos conflitos entre empregados e patrões; e a garantia de benefícios para ambos através de aumentos de salários, maior tempo de descanso, melhores condições de higiene e aumento da produção industrial.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
Estudar o tempo padrão de produção. Supervisionar a funcionalidade da linha de produção. Uso de ferramentas e equipamentos padronizados. Planejamento dos processos de trabalho.
Pesquisas. Henri Fayol foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. ... Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POCCC ou POC³).
Como faço pra igualar a cor do meu cabelo loiro?
Como falar para o patrão que está doente?
O que mandar pra uma pessoa que está triste?
Como disparar WhatsApp em massa sem ser banido?
O que escrever num pedido de desculpas?
Como impedir que uma pessoa me mande mensagem no WhatsApp?
Qual a origem da Saúde Coletiva?
Como surgiram as primeiras células na Terra?
Como saber se o Fusca e Série Ouro?
O que é probabilidade e como surgiu?
Qual o objetivo dos poderes Executivo Legislativo e Judiciário?
Quando surgiu a primeira universidade do mundo?
Quem inventou fazer as sobrancelhas?
Como surgiu a profissão de diretor escolar?
Como se livrar de uma pessoa chata no trabalho?
Como era o jogo de peteca antigamente?