A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica (link) e a atenção hospitalar (link).
Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
Elas têm capacidade de realizar o primeiro atendimento ao trauma, estabilizando o paciente até a transferência para uma unidade de maior porte. As UPAs também fazem acolhimento, classificação de risco, exames laboratoriais e de raios X e observação individual.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece atendimento de urgência e emergência, com clínico geral, pediatra e enfermeiro. Outras especialidades como ortopedia e psiquiatria também podem estar disponíveis.
MG ganhará mais uma Unidade de Pronto Atendimento - 09
SERVIÇO/UNIDADE | POPULAÇÃO DA REGIÃO DE COBERTURA |
---|---|
UPA Porte I | 50.0.000 habitantes |
UPA Porte II | 100.0.000 habitantes |
UPA Porte III | 200.0.000 habitantes |
Salas de Estabilização | Menor que 50 mil habitantes |
A primeira unidade foi inaugurada em 2002 no bairro Alto de São Manoel, situado no município potiguar de Mossoró. As primeiras Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro foram implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde durante a gestão do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Saúde Sérgio Côrtes.
Sua complexidade se dá pela necessidade do atendimento 24 horas às diferentes condições de saúde: agudas ou crônicas agudizadas; sendo elas de natureza clínica, cirúrgica, traumatológica entre outras.
Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
O Ministério da Saúde, com o objetivo de apoiar os gestores na execução dos investimentos aprovados, disponibiliza uma lista contendo os equipamentos/mobiliários mínimos obrigatórios para o adequado funcionamento das UPAs. Informações sobre as auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS podem ser encontradas neste sistema.
Quem inventou a dança do caixão?
Como se chama o arranjo dos elementos da arte visual?
O que significa ser Ascensorista?
O que é um cirurgião cardíaco?
Qual é o nome do bicho-preguiça da era do gelo?
Qual é a história do desenho One Punch Man?
Quando surgiu o sindicato dos trabalhadores?
Porque o pós impressionismo surgiu?
Qual o significado do Baby Shark?
Como tirar o zero da tabela dinâmica?
Como pagar IPTU de Guarulhos pela internet?
O que é o Pacto de San José da Costa Rica?
Como emitir taxa de lixo Uberlândia?
Como tingir um vestido de malha?
O que fazer com roupas manchadas de água sanitária?
Quais são as novas regras Ortograficas da Língua Portuguesa?