A arte contemporânea mostra uma inclinação para interagir com o espectador, a partir da ideia de "estética relacional", que remete à ideia de que a obra se completa quando é contemplado por seu destinatário final, o público e suas interações passam a fazer parte da obra de arte.
Existe o predomínio de uma determinada visão que coloca arte e cultura de um lado e tecnologia de outra, como se fossem inimigas. O trabalho artístico adquire caráter essencialmente individual e com forte cunho subjetivo. ...
A arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo. É capaz de comover a alma, pois expressa sentimentos.
Para ela a relação amalgamada entre ciência, arte e tecnologia é hoje um sintoma mundial que trabalha com um novo conceito de arte. "É a noção da arte não mais como objeto, mas como sistema complexo, que permite a interação. As pessoas que vão ver uma obra não apenas contemplam, mas interagem.", explica Domingues.
Podemos usar diversos materiais para criar, usando o computador o ser humano pode realizar suas ideias e falar do que precisa, acrescentar ou tirar elementos de uma figura, de uma fotografia, ou mesmo de uma imagem de obras de arte.
O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. ... Contudo, a arte está ligada aos fatores históricos e sociais, mas dialoga ativamente com nossa sociedade, criando os estilos de época, e acompanhando a evolução do homem e da tecnologia.
Em outras palavras, uma boa obra de arte é aquela que te desperta um desejo incontrolável de reflexão, que você simplesmente não pode tirar os olhos. Algo que desperta os seus sentimentos mais profundos e abre a sua mente para novos insights.
A arte participativa é uma abordagem para fazer arte em que o público se envolve diretamente no processo criativo, permitindo que se tornem co-autores, editores e observadores do trabalho. Portanto, esse tipo de arte está incompleta sem a interação física dos espectadores.
É preciso uma grande dose de criatividade para fazer descobertas científicas e, frequentemente, a arte é uma expressão (ou um produto) do conhecimento científico. ... Considere a ciência por trás da mistura das tintas nas proporções corretas, ou a criação de perspectiva em um desenho.
Uso da tecnologia como suporte para arte. A fusão entre arte e tecnologia permite novos e interessantes formatos para a criação e divulgação artísticas. O desenvolvimento tecnológico, em especial os computadores, permitiu o surgimento de criações artísticas que antes não eram possíveis.
A pesquisadora e artista plástica explica que a relação entre arte e tecnologia não significa uma ruptura com o tradicional, mas propõe uma nova forma de apreciação estética, interagindo com o espectador. Para realizar um trabalho com mídias interativas, há a necessidade de elaborar um projeto e atuar em conjunto.
Por isso, o uso da arte e da tecnologia nas escolas permite uma nova abordagem da pluralidade humana, numa desespecificação das práticas artísticas, influenciadas pelo amplo alcance e interatividade promovido pelas tecnologias. No ramo da educação, as tecnologias de informação e interação social são as mais esperadas e utilizadas.
A arte tecnológica é novidade no Brasil? O Brasil tem dez anos de experiência. Agora começam a surgir manifestações mais concretas. No mundo todo, embora as pesquisas datem de 20 anos, na verdade em 90, 91 e 92 é que as primeiras grandes exposições mostraram essas experiências.
Qual a ordem certa para ler Berserk?
Pode lavar a boca com água oxigenada?
O que está escrito na Constituição sobre igualdade de gênero?
Como tirar o cheiro de carne de carneiro?
Como ler e meditar na Palavra de Deus?
Como fazer um levantamento topográfico?
Como ir para o inventário no Minecraft?
Como fazer um bom estudo dirigido?
Como saber se o câncer é genético?
Como se desenha uma bola simples?
Como fazer um estudo de caso ABNT?