O chumbo é um elemento químico de símbolo Pb, número atómico 82, com massa atómica igual a 207,2 u, pertencente ao grupo 14 da classificação periódica dos elementos químicos. À temperatura ambiente, o chumbo encontra-se no estado sólido.
É um metal tóxico, denso, macio, maleável e mau condutor de eletricidade.
Tal elemento, pertence ao grupo 14 ou família IVA da tabela periódica, denominado grupo do carbono, que é composto pelo próprio carbono, silício, germânio, estanho e fleróvio. Todos esses elementos apresentam o subnível p como o mais energético (com dois elétrons).
O chumbo (Pb) é um elemento químico metálico, bi ou tetravalente, de cor cinzento-azulada, macio, pesado e com superfícies de corte brilhantes, que se localiza no grupo 14 e período 6 da Tabela Periódica. Possui número atómico 82 e massa atómica 207,2. O chumbo é conhecido desde a Pré-História (cerca de 1000 a.
Existem evidências de que os Chineses já produziam chumbo metálico por volta de 3000 a.C., e de que os Fenícios tinham explorações perto de depósitos em Espanha, em 2000 a.C..
O Pb tem número atômico (Z) = 82 e Massa Atômica (A) = 207, está localizado no grupo 14 ou família 4A e no 6º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M18 N32 O18 P4.
32 curiosidades que você vai gostar
Onde o chumbo é encontrado
Os Estados Unidos, a China, a Austrália e algumas áreas da América do Sul são os maiores produtores de chumbo. Raramente ele é encontrado na forma pura. O mineral mais comum que contém chumbo chama-se galena.
DE ONDE VEM: Fabricação e uso caseiro de baterias de automóvel, tintas (casas antigas com paredes descascando), vidros, soldas, encanamentos, indústria armamentista, cerâmicas mal-vitrificadas, queima de combustíveis fósseis, etc. COMO ABSORVEMOS: Através da pele, da inalação ou da ingestão.
O chumbo apresenta diversos tipos de utilidades, sendo encontrado em inúmeros produtos, tais como: Diversos equipamentos e utensílios em indústrias e na construção civil; Munições; Cosméticos e pigmentos, especialmente batons e tinturas de cabelo.
O chumbo tem 4 isótopos naturais estáveis que, com a respectiva abundância natural, são: Pb-204 (1,4%), Pb-206 (24,1%), Pb-207 (22,1%) e Pb-208 (52,4%).
O chumbo é um elemento químico de símbolo Pb, número atómico 82 (82 prótons e 82 elétrons), com massa atómica igual a 207,2 u, pertencente ao grupo 12 ou IVA da classificação periódica dos elementos químicos. À temperatura ambiente, o chumbo encontra-se no estado sólido.
O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições.
A obtenção de chumbo é feita principalmente a partir do mineral Galena, por apresentar maior concentração do elemento, por volta de 87%. Na sua obtenção é utilizado o método de Ustulação. Neste método, inicialmente se aquece o mineral com fluxo de oxigênio obtendo óxido de chumbo como segue a reação (Rocha, 1973):
A entidade norte-americana alegou encontrar chumbo em sucos de frutas, vegetais crus, como cenouras e batata doce, bolachas salgadas e cookies, e cereais. Nos suco de frutas o destaque foi para o suco de uva. Das amostras analisadas, 89% delas continham chumbo.
As vias de contaminação podem ser a inalação de fumos e poeiras (mais importante do ponto de vista ocupacional) e a ingestão. Apenas as formas organificadas do metal podem ser absorvidas via cutânea. O chumbo é bem absorvido por inalação e até 16% do chumbo ingerido por adultos pode ser absorvido.
O chumbo também pode causar toxicidade devido sua habilidade de substituir cátions como o Cálcio, Magnésio, Sódio e Ferro causando distúrbios em todo o metabolismo, causando morte celular, alterando funções biológicas e processos fisiológicos como liberação de neurotransmissores, regulação enzimática, transporte iônico ...
É encontrado em abundância em países como a China, Peru, Bolívia, México, Japão e Canada que são os maiores produtores do metal. Nos Estados Unidos, o bismuto é um subproduto do processo de mineiras como o chumbo, cobre, prata, estanho e ouro.
Verificado por especialistas. O manganês possui 2 elétrons na camada N. A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Há duas maneiras de identificar as famílias ou grupos: Usando algarismos romanos seguidos pelas letras A ou B, que indicam a posição do elétron mais energético nos subníveis (IA, IIA, IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB, IIB, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e VIIIA ou zero);
Quais os cuidados que se deve ter com os inoculantes?
Quem nasce em Amapá é chamado de?
O que é um planejamento estratégico e por que é necessário?
Quais são os portos do Brasil?
Quanto tempo leva para engordar um bezerro?
Quais são os três principais objetivos da segurança da informação?
O que significa quando uma pessoa sente ciúmes?
Qual a capacidade de passageiros do Boeing 737?
Como fazer sua irmã mais nova te respeitar?
Qual a importância da comunicação institucional no gerenciamento de crises?
Quantas calorias tem 100 gramas de pão?
O que é mais saudável pão ou torrada?
Como calcular a concentração resultante?