A fissão binária bacteriana é o processo pelo qual as bactérias realizam a divisão celular. Conceitualmente, a fissão binária é semelhante à mitose que acontece em organismos multicelulares (como plantas e animais), mas sua finalidade é diferente.
As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.
12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
Reprodução por separação em duas partes iguais da célula-mãe. A divisão binária ocorre em muitos organismos unicelulares e em alguns pluricelulares como, por exemplo, os corais. Há autores que consideram esta divisão como uma forma de cissiparidade.
As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.
No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.
Nas bactérias, há a duplicação do DNA, um aumento da célula, a formação de um septo e uma posterior divisão celular, o que produz duas novas células. Nas planárias, um organismo pluricelular, a divisão binária também ocorre. Nesse caso, inicialmente, o organismo sofre constrição mais ou menos na metade do seu corpo.
Nesse tipo de reprodução, ocorre a duplicação do material genético e posterior divisão de uma bactéria em duas. Para que ocorra a divisão, há a formação de um septo na região equatorial e das células-filhas, também chamadas de clones. Em algumas espécies, esse processo dura, em média, 20 minutos, sendo esse período chamado de tempo de geração.
Após esse processo, a bactéria divide-se, assim como observado na reprodução assexuada. Como após a troca de material as células separam-se para depois se dividir, muitos autores consideram que há apenas uma recombinação genética, e não uma reprodução sexuada.
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade.Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
Quando o homem começou a usar brinco?
O que é Grafomotricidade na escrita?
Qual o regime jurídico dos temporários?
Qual a diferença entre ortopedia e traumatologia?
Como funciona a lei do menor esforço?
Como encerrar uma conclusão de trabalho?
Como mudar para o modo criativo no Minecraft?
Quantos comprimidos de vitamina C devo tomar por dia?
Quantas são e quais são as vistas principais?
Em que oportunidade caberá pedido de restituição de coisas apreendidas?
Como saber se a pessoa tem um bom caráter?
O que é oferecido nos voos da GOL?
São vetores de funcionamento dos contratos empresariais?
Qual o motivo de dor nas pernas?
Quem são os consumidores de terceira ordem?
Quanto tempo a leptospirose fica no corpo?
Quais são os sistemas de informação em saúde?