A fissão binária bacteriana é o processo pelo qual as bactérias realizam a divisão celular. Conceitualmente, a fissão binária é semelhante à mitose que acontece em organismos multicelulares (como plantas e animais), mas sua finalidade é diferente.
As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.
12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
Reprodução por separação em duas partes iguais da célula-mãe. A divisão binária ocorre em muitos organismos unicelulares e em alguns pluricelulares como, por exemplo, os corais. Há autores que consideram esta divisão como uma forma de cissiparidade.
As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.
No seu processo de reprodução, os vírus contam com dois tipos de ciclos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético no da célula hospedeira, e, ao contrário do outro ciclo, passa a dominar o metabolismo da mesma, destruindo-a por final.
Nas bactérias, há a duplicação do DNA, um aumento da célula, a formação de um septo e uma posterior divisão celular, o que produz duas novas células. Nas planárias, um organismo pluricelular, a divisão binária também ocorre. Nesse caso, inicialmente, o organismo sofre constrição mais ou menos na metade do seu corpo.
Nesse tipo de reprodução, ocorre a duplicação do material genético e posterior divisão de uma bactéria em duas. Para que ocorra a divisão, há a formação de um septo na região equatorial e das células-filhas, também chamadas de clones. Em algumas espécies, esse processo dura, em média, 20 minutos, sendo esse período chamado de tempo de geração.
Após esse processo, a bactéria divide-se, assim como observado na reprodução assexuada. Como após a troca de material as células separam-se para depois se dividir, muitos autores consideram que há apenas uma recombinação genética, e não uma reprodução sexuada.
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade.Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
Quanto tempo estudar por dia EAD?
Como ter espaço ilimitado no Google Drive?
Como funcionam os radares de velocidade novos?
Como funciona os jogos para Nintendo switch?
Como funcionam os catalisadores?
Como tirar o licenciamento do veículo pela internet?
Qual a diferença de receptores metabotrópicos e Ionotropicos?
Como funciona refletores de LED?
Como funcionam fundos de ações?
Quais as funções dos Conselhos de Saúde?
Quanto tempo dura o efeito da braquiterapia?
Como funciona a reserva de fauna?
O que é importante em uma oferenda na Umbanda?
O que é pronome de tratamento exemplo?
O que é um quadro de distribuição de energia?