A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra."
Os planetas são tipicamente mais brilhantes que as estrelas. A razão para o brilho diferente é por causa da reflexão da luz do sol, enquanto as estrelas emitem sua própria luz. Quanto à forma, as estrelas aparecem com um ponto, enquanto os planetas parecem esféricos.
Terra: 1 lua (oficial)
Da superfície, sempre vemos a mesma face do satélite natural, porque a Lua gira em seu eixo na mesma velocidade em que gira em torno do planeta (ou seja, está em rotação síncrona com a Terra).
Os planetas internos, Mercúrio e Vênus, não possuem satélites naturais. Nosso vizinho, Marte, possui duas luas: Fobos e Deimos. Já os planetas externos, por serem maiores, possuem um número bem maior de luas. Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas.
Para surpresa de alguns, a Lua está constantemente caindo em direção à Terra. Mas, seu movimento orbital é o responsável por ela não encostar no nosso planeta, assim como a força gravitacional, por não deixá-la escapar para o espaço.
15 curiosidades que você vai gostar
Existem dois fatores que impossibilitam o vento na lua. Primeiro, a lua completa uma rotação a cada 27 dias, fazendo com que o movimento dos gases seja nulo; segundo, a lua é pequena e não possui gravidade suficiente para reter gases em sua atmosfera, portanto sem gases não há ventos.
Porque existe uma sincronia entre o tempo que ela leva para dar a volta em si mesma (sua rotação) e o tempo necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra, movimento chamado de translação.
As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites.
Reivindicações persistiram por muitas décadas que a Terra tinha outros satélites naturais, além da Lua. Vários candidatos foram propostos, mas todas essas reivindicações foram falsas. A Lua é o único satélite natural terrestre existente.
A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. ... Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou. O que acontece é que, com o tempo, o termo lua passou a ser usado para designar qualquer satélite de qualquer planeta, e não apenas o nosso.
Mas talvez o mais importante seja que não haveria marés. Ou, mais exatamente, haveria marés, mas seriam muito menores porque só existiriam as marés provocadas pelo Sol (marés solares) e desapareceriam as provocadas pela Lua, que são as mais importantes.
Mas, em 1610, o cientista Galileu Galilei descobriu a existência de outros. Atualmente, têm-se conhecimento de mais de 150 luas em todo o Sistema Solar. A maior de todas é Ganimedes, uma das 62 luas do planeta Júpiter; seguida de Titã, que orbita o planeta Saturno, detentor de 48 satélites naturais.
Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
Além da Nova, Crescente, Cheia e Minguante, a Lua passa por mais algumas fases que compreendem o período do ciclo lunar. Vem entender!LUA NOVA. Publicidade. ... LUA CRESCENTE. Juliana Vitoria/Reprodução. ... QUARTO CRESCENTE. Juliana Vitoria/Reprodução. ... CRESCENTE GIBOSA. ... LUA CHEIA. ... MINGUANTE GIBOSA. ... QUARTO MINGUANTE. ... LUA MINGUANTE.
Então porque a Lua está em órbita da Terra? Porque tanto a Terra como a Lua são atraídas pelo Sol com praticamente a mesma aceleração. A Terra e a Lua acabam se movimentando juntas e não são separadas pela força do Sol.
A Lua apresenta três movimentos principais: Rotação: em torno do seu próprio eixo Revolução: ao redor da Terra Translação: ao redor do Sol, junto com a Terra.
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.
A Lua não possui grandes vulcões e não é geologicamente ativa, mas nela existem várias estruturas vulcânicas.
Elas são, basicamente, montes lunares, correspondentes aos altos picos que também temos na Terra, como os Pireneus e o Apeninos. Conforme especialistas, as manchas escuras correspondem às áreas de lavas solidificadas na superfície do satélite, da época em que havia vulcões ativos por lá.
O que deixa as pegadas ali é a areia extremamente fina e porosa da Lua. “É um pó muito, muito fino, semelhante ao cimento, à cinza vulcânica ou ao pó compacto que as mulheres usam em maquiagens. Quando você pisa em algo assim, fica uma marca profunda. É por isso que as pegadas se formaram”, afirma o astrônomo.
Como instalar aquecedor de água a gás Rinnai?
Como passar de grama para mol?
Tem como pedir Uber com bebê conforto?
Como entrar com pedido de rescisão indireta?
Como pedir ajuda para famosos?
É bom passar óleo de girassol na tatuagem?
Como pedir a apreensão de veículos pela internet?
Qual o santo que ajuda a ganhar na loteria?
Como gerar boleto da Vivo pela Internet?
Como baixar versões antigas de apps iOS?
Quantos dias o psicólogo pode dar de atestado?
Como pedir ajuda de custo na empresa?
Como fazer um pedido de ajuda de custo?
Como conseguir ajuda de materiais de construção?
Como pedir um adiantamento de salário?
Como se testa o nervo troclear?