Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
Resumo sobre substantivo composto
Um substantivo é classificado como composto quando tem dois ou mais radicais na estrutura da palavra. O substantivo composto é um tipo de substantivo formado a partir do processo de justaposição ou de aglutinação.
O substantivo simples é um substantivo constituído por apenas um radical, que é a parte principal de uma palavra. Assim, o termo “certeza”, por exemplo, é um substantivo simples, pois possui apenas o radical “cert-”.
Substantivos primitivos devem ser entendidos sob o prisma da formação das palavras, pois eles possuem radicais diretamente importados das línguas-mães, não apresentam afixos e, em vista disso, são capazes de dar origem a outros termos, os quais são chamados de derivados.
As palavras simples são sequências inteiras que constituem unidades autónomas, com sentido próprio, sem terem associados outros elementos, como sejam os prefixos ou os sufixos: criança, homem, gata, casa, azul, escrever são palavras simples, enquanto criancinha (crianc-+inha), homenzarrão (homem + -zarrão), gatil (gat- ...
36 curiosidades que você vai gostar
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.
Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.
O substantivo comum é a forma mais abrangente de dar nome a seres da mesma espécie que possuem características em comum, podendo ser subdividido em pessoas, animais, lugares, frutas, plantas, entre outros.
Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
Flor: a palavra é um substantivo comum (quando refere-se à planta). Será um substantivo próprio quando o tipo da flor for especificado como Orquídia, Lírio, Violeta ou, ainda, quando for nome de pessoa.
Substantivos ColetivosAssembleia, congresso ou bancada: coletivo de parlamentares.Banca: coletivo de examinadores.Banda: coletivo de instrumentistas.Bando: coletivo de ciganos.Batalhão, exército, pelotão ou tropa: coletivo de soldados.Caravana: coletivo de viajantes, peregrinos ou mercadores.
Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade.
Alguns exemplos de substantivos concretos são:
Objetos: cadeira, celular, mesa, tapete, lápis, livro, caderno, prato, garrafa, esponja, chinelo, sabonete, camiseta, sapato.
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
O que é Abstrato:
É aquilo que é de compreensão difícil. No sentido figurado, abstrato significa distraído, absorto. No sentido coloquial abstrato significa algo vago, impreciso. É costume o uso da expressão "é pura abstração", para definir algo que tem significado limitado.
Uma ideia abstrata é aquela que se aplica à essência considerada em si mesma e que é retirada, por abstração, dos diversos sujeitos que a possuem.
Ou seja, a abstração contém uma realidade que só há no contexto da imaginação e não tem ligação concreta nem material. Por exemplo, um texto objetivo não pode ter como base o cambo abstrato.
Sociáveis por natureza, o coletivo de cães é matilha, e provavelmente você já viu essa palavra por aí, seja em nome de lojas, comunidades e perfis no Instagram.
Ramo, ramalhete e buquê são os principais substantivos coletivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Há, contudo, outras palavras que podem ser utilizadas como coletivos de flores: braçada, florada, cacho, tufo, penca e florilégio.
Para que serve a Nistatina líquida?
Qual a diferença de controle de caixa e de fluxo de caixa?
Como ver o licenciamento de 2021?
Como baixar o CRLV Digital SP?
Como saber se minha conta de água está na Tarifa Social?
Como retirar certificado no Una-SUS?
Como pegar o certificado do ENCCEJA 2017?
Como obter informe de rendimentos do Fies?
Onde encontrar Bulbasaur Pokémon Fire Red?
O que faz Menor Aprendiz Senai?
Qual o salário do jovem aprendiz Americanas?
Como fazer a matrícula no ifce?
Quem pode ofertar a EJA presencial no ensino fundamental?
Como participar dos programas do Luciano Huck?
Como fazer bariátrica de graça?