Alguns autores fazem diferenças entre pênfigos e penfigóides: as bolhas do pênfigo têm localização intraepidérmica e são flácidas; enquanto as bolhas do penfigóide são subepidérmicas, formam-se na junção dermo-epidérmica e são tensas. São considerados penfigóides os tipos cicatricial e bolhoso: os demais são pênfigos .
O penfigoide bolhoso (PB) é uma doença autoimune crônica, autolimitada, com formação de bolhas e que acomete principalmente idosos. Sua ocorrência na população pediátrica é rara. Caracteriza-se por erupção vesicobolhosa generalizada, sendo as bolhas tensas, de conteúdo seroso ou hemático.
A combinação de nicotinamida e minociclina ou tetraciclina é, às vezes, bem-sucedida no tratamento do penfigoide bolhoso. Outras opções de medicamentos incluem o tratamento com apenas dapsona, sulfapiridina ou eritromicina. Às vezes, é administrada imunoglobulina pela veia (via intravenosa).
TiposPênfigo vulgar. É o tipo mais grave da doença, seu principal sintoma é a presença de lesões bolhosas tensas e com exulceração. ... Pênfigo bolhoso.Pênfigo vegetante. ... Pênfigo foliáceo. ... Pênfigo eritematoso. ... Pênfigo paraneoplásico.
Causas de penfigoide bolhoso
O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que atuam contra a própria pele, resultando no aparecimento das bolhas, no entanto ainda não é muito bem esclarecido o mecanismo pelo qual há a formação das bolhas.
25 curiosidades que você vai gostar
Dessa forma, o pênfigo não é contagioso, pois não é causado por nenhum vírus ou bactéria. No entanto, se as feridas das bolhas ficarem infeccionadas, é possível transmitir essas bactérias para outra pessoa que entre em contacto direto com as feridas, podendo levam ao surgimento de uma irritação na pele.
Alguns estudos em andamento sugerem que o pênfigo foliáceo endêmico pode ser transmitido por mosquitos. Essa seria a explicação para os casos estarem mais concentrados nas áreas próximas às regiões de desmatamento do País.
Pênfigo foliáceo é um distúrbio bolhoso autoimune em que a falta de adesão na epiderme superficial resulta em erosões cutâneas. O diagnóstico é por biópsia cutânea e imunofluorescência direta. O tratamento depende da gravidade da doença, sendo feito com corticoide tópico ou sistêmico.
A nova lei lista as seguintes doenças como passíveis de aposentadoria por invalidez, com proventos integrais: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia descompensada, hanseníase, leucemia, pênfigo foliáceo, paralisia, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), nefropatia grave, ...
É uma doença incomum, potencialmente fatal e autoimune, caracterizada por bolha intraepidérmica e extensas erosões na pele e mucosas aparentemente sadias. O diagnóstico é por biópsia de pele com imunofluorescência indireta e ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA).
Pênfigo vulgar, no qual, as bolhas são mais tensas, em geral, com conteúdo claro a levemente amarelado. Consulte seu dermatologista.
O impetigo bolhoso é uma infecção cutânea superficial que se manifesta como agrupamentos de vesículas ou pústulas que aumentam rapidamente formando bolhas. Estas se rompem expondo grandes áreas, melicéricas ou crostosas.
Líquen plano bolhoso: consiste no surgimento de bolhas ou vesículas ao redor das lesões; Líquen plano ungueal: é o tipo que atinge a região das unhas, deixando-as enfraquecidas e quebradiças; Líquen plano pigmentoso: surge após a exposição solar, geralmente não coça e é visível pela coloração cinza da pele.
“A Lei 8.213/91, conhecida como Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social, lista no artigo 51 as doenças consideradas graves, entre elas: câncer; cardiopatia grave, doença de Parkinson, HIV, esclerose múltipla e também doenças crônicas de pele, como a psoríase e o vitiligo”, esclarece.
A Espondilite Anquilosante é uma enfermidade reumática capaz de isentar carência das contribuições previdenciárias, quando diagnosticada pela primeira vez, antes de cumprida a carência exigida pelo número de contribuições e esteja em momento de incapacidade laborativa.
Lúpus Eritematoso Sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico, também conhecido por LES, é uma doença autoimune em que as células de defesa do organismo atacam as células saudáveis do organismo, resultando em inflamação nas articulações, olhos, rins e pele, por exemplo.
f) Tratamento local- deve ser feito com banhos de permanganato de potássio (KMnO4) na diluição de 1:30.000 para as exsudativas; a medida que as lesões vão se tornando menos úmidas, faz-se o uso de cremes de corticosteróides associados a antibióticos. Para as fases secas, usa-se pomadas de corticosteróides.
O tratamento para fogo selvagem (pênfigo) tem como objetivo reverter o processo de auto agressão dos anticorpos na pele, evitando a formação de bolhas. Inicialmente, são ministradas doses elevadas de corticosteróides por via oral, que vão sendo reduzidas aos poucos, à medida que as lesões desaparecem.
Na doença popularmente conhecida como fogo selvagem, forrnam-se bolhas na pele e posteriormente lesões. Trata-se de um tipo especifico, endémico da América do Sul – inclusive Brasil, na região Centro-Oeste –, da doença autoimune chamada pénfigo. Os pénfigos são divididos, de forma geral, em dois grupos.
As lesões bucais do pênfigo vulgar, já no seu início, geralmente produzem desconforto doloroso e no momento do exame clínico aparecem como erosões e ulcerações irregulares, de diferentes tamanhos, distribuídas ao acaso pela mucosa, sem preferência por área anatômica, embora o palato, a mucosa labial, o ventre lingual e ...
O líquen plano é uma desordem comum do epitélio escamoso estratificado que acomete as mucosas oral e genital, a pele, as unhas e o couro cabeludo.
O impetigo é uma infecção muito comum, que afeta a camada mais superficial da pele. Atinge principalmente crianças e pode ser causado por 2 tipos de bactérias: Staphylococcus aureus, que acomete crianças de todas as idades, e Streptococcus do grupo A, que ocorre mais comumente em crianças de 3-5 anos.
O contágio pode ocorrer através do contato direto com as feridas ou com gotículas da secreção nasal das pessoas infectadas ou, ainda, por objetos contaminados (roupas pessoais, de cama, de banho, brinquedos, etc.).
Para tratar o impetigo, o médico normalmente recomenda o uso de pomadas antibióticas, como Bacitracina, Ácido Fusídico ou Mupirocina, por exemplo.
Pacientes acometidos por pênfigos – que tem na forma pênfigo foliáceo um nome mais popular, o “fogo selvagem” – ganham encontros especiais em ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.
Quais são os prazos dilatórios?
Como ligar um potenciômetro duplo?
Como jogar canastra com duas pessoas?
Como limitar as casas decimais em JavaScript?
Como ligar uma lâmpada 220v em um interruptor simples?
Qual a regra para colocar neto no nome?
O que dizer para pessoas ruins?
Como responder o Google forms mais de uma vez?
Como a Geografia pode contribuir para uma formação cidadã?
Como pode atuar a equipe psicossocial nos casos de alienação parental?
Como ligar tela LCD no Arduino?
Por que não consigo jogar Naruto online?
Quando podar lágrima-de-cristo?