O pavimento rígido é um revestimento composto por placas de concreto de Cimento Portland (PCS) que pode durar até 30 anos; Já o pavimento flexível é composto por revestimento asfáltico (CAUQ) em uma estrutura de múltiplas camadas que dura, aproximadamente, 10 anos.
pavimento flexível: funciona como camada de rolamento, e quem absorve os esforços devido ao tráfego é a fundação. pavimento rígido: a camada de rolamento também funciona como estrutura, redistribuindo os esforços e diminuindo a tensão imposta à fundação.
Pavimento Rígido: De acordo com o Prof. Geraldo Luciano: -São constituídos por camadas que trabalham essencialmente à tração. Seu dimensionamento é baseado nas propriedades resistentes de placas de concreto de cimento Portland, as quais são apoiadas em uma camada de transição, a sub-base.
Pode-se definir pavimento flexível como uma estrutura de múltiplas camadas, cujo objetivo é resistir e distribuir os esforços oriundos do tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto ao conforto e segurança do usuário e impermeabilizar as camadas inferiores da estrutura.
O pavimento rígido tem uma maior durabilidade e resiste às ações do tempo, sem precisar de manutenção e com o tempo ele vai ganhando mais resistência. Compondo sua estrutura basicamente de Sub-Base (SB) – Pouca contribuição Estrutural – Controle de bombeamento / expansão / contração – Concreto de Cimento.
31 curiosidades que você vai gostar
Vantagens e desvantagens
“O pavimento flexível requer maior número de manutenções, possui superfície mais escorregadia quando molhada e menor índice de reflexão de luz. Porém, o pavimento flexível já possui sua tecnologia consolidada no meio técnico, o que garante uma adequação execução”, ressalta Flaviane.
O pavimento flexível apresenta melhor aderência das demarcações viárias em relação ao pavimento rígido, devido à sua textura rugosa, além de ser uma alternativa mais econômica e ecológica em comparação à pavimentação rígida, diminuindo a geração de impactos ambientais negativos e preservando os recursos naturais.
O Medina surge baseado no método de dimensionamento mecanístico empírico, que visa calcular a estrutura do pavimento com base na carga que será inserida sobre o mesmo.
Os tipos de pavimentos são divididos da seguinte forma: flexível, semirrígido e rígido. Os pavimentos flexíveis e semirrígidos possuem revestimento a base de materiais betuminosos e os pavimentos rígidos são obtidos com a utilização de concreto.
Como deixar de ser infantil e amadurecer?
Qual o seu valor para empresa?
Como descobrir o que está pesando uma planilha de excel?
Como mostrar o dedo do meio no GTA V PC?
Porque não aparece a notificação do WhatsApp?
Qual é o nome do Paulo do Carrossel na vida real?
Qual a tinta apropriada para pintar borracha?
Qual é a decoração do espaço de representação do teatro?
Qual a melhor tubulação para água quente?
Como ver até quando vai minha PS Plus?
Como usar o delineador em gel na sobrancelha?
Para que serve o processo de calcinação?
Que Faculdade fazer para ser tatuador?
Qual o prazo de retorno para consulta particular?