O Lucro Presumido também visa o cálculo de quanto uma empresa deve pagar de IRPJ, CSLL. Porém, isso é feito de forma mais simples que no Lucro Real. O cálculo desse regime tributário tem como base uma tabela fixa de presunção para tributação para o IRPJ e para a CSLL.
Os três principais regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Conforme o regime, a empresa recolhe os tributos federais, estaduais e municipais.
Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo! Qual a diferença entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real?
Porém, uma vez que você opte por ter, existem diferenças entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional. No Lucro Presumido, você vai pagar 20% sobre o valor do Pró-Labore. Já no Simples Nacional já está incluso no valor da alíquota, então é outra vantagem.
Algumas empresas são obrigadas a optar pelo regime de Lucro Real por causa da atividade que exercem (como instituições financeiras, por exemplo) ou por possuírem receita bruta superior a R$ 78 milhões. Empresas que adotam o Lucro Real devem calcular o PIS e a COFINS de 9,25% sobre o faturamento, no chamado regime não cumulativo.
Some ela com a alíquota do Lucro Presumido do segundo passo e analise se ela ainda é inferior à do Simples Nacional. Em muitos casos em que o Lucro Presumido é menor no segundo passo, pode haver uma inversão quando o cálculo da folha de pagamento entra na equação.
Como proteger cateter no banho?
Como fazer o marrom de tinta guache?
O que fazer quando o cabo do carregador quebrar?
Qual o efeito do chumbo no organismo humano?
Como evitar calos no calcanhar tênis?
Quais são as leis que regem a educação brasileira?
O que é preciso para escrever corretamente o plural de substantivos terminados em?
Qual gráfico representa a função?
Quais são as contas do ativo circulante financeiro?
Como saber a divisibilidade de um número?
Como funciona o blog do Google?
Como é a respiração do bebê na barriga?
Como é feito o queijo parmesão?
Pode passar protetor solar no couro cabeludo?