Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões. Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração.
O chumbo é um dos contaminantes ambientais mais comuns, tóxico para os homens e animais, e sem nenhuma função fisiológica conhecida no organismo. Seus efeitos nocivos podem afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do organismo humano.
Entre outras doenças causadas pelo chumbo estão: anorexia, gastrite, cefaleias agudas e distúrbios mentais gerais. Além disso, a alta exposição a esse metal pode afetar o metabolismo do osso no período da menopausa na mulher, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.
Níveis muito elevados de chumbo no sangue podem causar alterações de personalidade, dores de cabeça, perda de sensibilidade, fraqueza, um sabor metálico no sangue, instabilidade na locomoção, problemas digestivos e anemia.
O organismo acumula chumbo durante toda a vida e o libera de forma extremamente lenta, devido à sua grande afinidade pelo sistema ósseo. Conseqüentemente, após uma única exposição, o nível de chumbo no sangue de uma pessoa pode retornar ao normal e, no entanto, o conteúdo corpóreo total pode ainda ser elevado.
Algumas das causas da intoxicação por chumbo são a ingestão de tinta de chumbo e comer ou beber em cerâmica importada incorretamente vitrificada com chumbo.
Onde está presente: o chumbo pode ser encontrado em todo o ambiente, incluindo ar, água e solo, pois é um metal muito utilizado pela indústria para fazer objetos como pilhas, canos de água, tinta ou gasolina, por exemplo.
Os compostos de chumbo inorgânico entram no organismo por inalação (rota mais importante na exposição ocupacional) ou ingestão (via predominante para a população em geral). Somente os compostos orgânicos de chumbo são capazes de penetrar através da pele íntegra.
Seus efeitos nocivos podem afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do organismo humano. O chumbo entra no corpo principalmente por inalação ou ingestão, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado.
Níveis muito elevados de chumbo no sangue podem causar alterações de personalidade, dores de cabeça, perda de sensibilidade, fraqueza, um sabor metálico no sangue, instabilidade na locomoção, problemas digestivos e anemia. O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue.
Como funciona uma Consultoria dentro de uma empresa?
Como se faz a Iniciação ao xamanismo?
Como regular o carburador de uma motosserra?
O que significa aulas híbridas?
Como saber se a boia da caixa d'água está com defeito?
Qual a potência máxima do Micro-ondas Electrolux?
Quando é o próximo vestibular da UFMS?
Qual a corda certa para pular?
Quando sai o resultado do jovem aprendiz Correios 2020?
Como aumentar a pressão da descarga Hydra?
Como se inscrever na Escola Militar 2021?
Como fazer a inscrição para o Ensino Médio na Etec?
Como registrar um eBook grátis?
Onde ver de férias com o ex de graça?