A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias.
Vc deve procurar o médico dermatologista para te orientar, avaliar e iniciar o melhor tratamento para o seu caso.
Usar pomada, creme ou gel Quando existe a inflamação do pelo encravado, o dermatologista pode prescrever o uso de pomada, loção ou gel com antibióticos, como neomicina, gentamicina ou mupirocina, que vão combater as bactérias e melhorar possíveis sintomas, como coceira e dor no local.
E você sabe a diferença entre Foliculite e Pseudofoliculite? Nós te explicamos. A Pseudofoliculite é o nome científico que se dá ao pelo encravado, que consiste naquele que tem dificuldade de atingir a superfície da pele, e devido a obstrução do óstio folicular, enrola-se sobre si.
A pseudofoliculite da barba é uma irritação cutânea decorrente da penetração de fios na pele antes de saírem do folículo piloso ou fios que saem do folículo e se curvam em direção à pele, causando uma reação a corpo estranho.
Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.
A combinação entre pelo encravado, imunidade baixa e alguém cutucando a região com a mão não higienizada favorece ainda mais o quadro. De maneira geral, o pelo encravado se resolve naturalmente, sem a necessidade de interferência, mas há pessoas que tem o problema em sua forma crônica e precisam de tratamento.
Na maioria dos casos, o pelo encravado interno não causa lesões na pele e nem sangra, a não ser que seja manipulado com os dedos, unhas ou pinça. A principal complicação decorrente de um pelo encravado é uma possível infecção bacteriana, a qual geralmente ocorre quando o indivíduo o cutuca.
Roupas apertadas também causam cabelo encravado devido ao atrito constante com a pele, especialmente da virilha e das coxas. O problema é ainda mais comum em quem pratica esportes e outras atividades.
O mais comum, porém, é o pelo encravado estar associado a erros na forma de realizar a depilação, seja com cera quente, fria ou mesmo com lâmina de barbear ou creme depilatório. O binômio esfoliar/hidratar é um recurso comprovadamente eficaz para prevenir o aparecimento de pelos encravados, qualquer que seja o método utilizado para depilação.
Quantos anos a Sarada despertou o Sharingan?
O que é a documentação de um software?
Quando o orgulho é pecado mortal?
O que são os exercícios aeróbicos?
Como limpar energeticamente o útero?
Quanto tempo de vida tem um piolho?
Como pedir isenção da taxa moderadora?
Para que serve acrobat reader?
Quanto tempo apos a saida do tampao o bebe nasce?
Quanto custa anunciar no instagram?
Quanto custa fazer uma abdominoplastia?