Os disjuntores DIN possuem uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores NEMA e são mais comuns hoje em dia. O disjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.
O disjuntor NEMA é o modelo mais antigo e ainda o mais comum de se encontrar em instalações elétricas. Chamamos ele de disjuntor térmico, já que isso descreve o princípio de funcionamento do mesmo. Explicando melhor, a corrente elétrica percorrendo um fio dissipa parte da energia através do calor.
Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...
Os disjuntores térmicos funcionam através da deformação de uma lâmina bimetálica, quando ocorre uma sobre carga e a corrente elétrica neste disjuntor é maior que a aceitável, a lâmina bimetálica se aquece por efeito joule e começa a se deformar, este deformamento age diretamente em um contato que em determinado nível ...
O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado.
45 curiosidades que você vai gostar
Disjuntor DIN Unipolar Steck06 Amperes.10 Amperes.16 Amperes.20 Amperes.25 Amperes.32 Amperes.40 Amperes.50 Amperes.
IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.
- Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos com motores em Sistemas trifásicos com 220 ou 380 v.
A primeira diferença é na alavanca para manobra dos disjuntores, a alavanca do minidisjuntor de 3kA é pouco menor que a alavanca do minidisjuntor de 6kA. A segunda diferença física e proteção plástica dos parafusos de aperto dos polos, observe na imagem abaixo que no disjuntor de 6kA a proteção é um pouco mais alta.
O primeiro, chamado de NEMA, é norte-americano e fabricado na cor preta, de acordo com a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243 e norma 60947-2. Já o segundo é o tipo DIN, europeu e de cor branca, manufaturado de acordo com a norma da ABNT NBR NM 60898.
Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.
Como identificar, nos disjuntores comuns, o local de linha e carga?São os próprios fabricantes que determinam a conexão de ligação dos condutores fases em seus produtos (disjuntores).Como pode ver, existe uma marcação denominada “STRIP/GAGE” que identifica a ligação do condutor que vem da sua casa (fio interno).
A National Electrical Manufacturers Association (NEMA) é o órgão de normalização sediado em Washington nos Estados Unidos que publica uma série de padrões técnicos, porém, não testa nem certifica produtos.
O chamado de NEMA (preto) é fabricado de acordo com a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243 (utilizado em instalações padrão norte-americanas). O chamado DIN (branco) é fabricado de acordo com a norma da ABNT NBR NM 60898 (utilizado em instalações padrão europeu).
Os disjuntores NEMA possuem a capacidade de interrupção para disparos de curto-circuito menor que os de norma DIM, por exemplo um disjuntor de 25A tem a curva de atuação de 3 KA que equivale a cerca de 66% dos equivalentes de norma DIN.
O disjuntor bipolar é usado em circuitos ou instalações com duas fases, como circuitos com chuveiros, torneiras elétricas ou equipamentos de maior potência. Já o disjuntor tripolar é indicado para instalações e circuitos com três fases, como circuitos com motores elétricos trifásicos.
Disjuntor bipolar
Também conhecido como disjuntor 220V, são opções para sistemas como os usados em chuveiros elétricos e outros circuitos com duas fases.
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: Manobra: Abertura e fechamento voluntário do circuito. Proteção contra sobrecarga: atua como disjuntor térmico. Proteção contra curto-circuito: atua como disjuntor magnético.
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.
O Interruptor Diferencial Residual (IDR) é um dispositivo de segurança elétrica de uso obrigatório nos quadros de distribuição. Sua função é proteger vidas, de pessoas e animais de estimação, contra choques elétricos.
IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR.
Os disjuntores são fabricados em três modelos:– Monopolar: correntes de 2, 4, 6, 10, 20 e 25 ampères.– Bipolar: tensão de 240v e correntes de 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 50, 60 e 70 ampères, e tensão 110/220v encontrados em correntes de 6, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 70 ampères.
Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.
Como saber btus por metro quadrado?
O que faz um pais ser desenvolvido?
O que visitar em lisboa no natal?
Quais os tipos de folha de verificação?
São protegidas pelo Direito Autoral?
Quantos km por hora anda um navio cruzeiro?
Quem é o homem mais rápido do mundo?
Quem pode se aposentar por direito adquirido?
O que é a consciência corporal?