No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo.
No topo da hierarquia estava o rei, que acumulava pouco poder político, já que medidas jurídicas também eram decididas pelos senhores feudais. A nobreza era proprietária de terras e exercia pleno poder em seus territórios, aplicando leis, liberando privilégios e administrando a justiça.
A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.
A principal atividade da nobreza era a GUERRA. E como os nobres tinham MONOPÓLIO das armas, ofereciam proteção e, em troca, exigiam ser sustentados pelos camponeses.
A nobreza feudal caracterizava-se pela hierarquia e pela relação de fidelidade ao senhor a quem tinha jurado servir. A aristocracia, ou a nobreza, da época medieval era constituída precisamente por indivíduos que possuíam detenção de terras e algum tipo de influência ou poder político.
45 curiosidades que você vai gostar
Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.
O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real.
O rei, como chefe de Estado, tinha o comando do exército, o poder de polícia, as funções de juiz (criava e executava leis) e sacerdote, e amplos poderes administrativos (dispunha do tesouro e das terras públicas). Além disso, declarava guerra e celebrava a paz.
A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.
Apesar do rei no período monárquico acumular as funções executiva, judicial e religiosa, era o Senado que impunha limites ao poder do rei, podendo vetar ou aprovar as leis apresentadas. O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma.
Eles servem como símbolos de continuidade e de Estado e atuam como líderes de opinião, representantes do país no estrangeiro, e em funções cerimoniais. O Reino Unido é um exemplo de monarquia constitucional da atualidade. Para pesquisar saber quais são as monarquias da atualidade.
O Antigo Regime foi o estilo de governo que marcou a Europa na Idade Moderna. Na esfera política, era caracterizado pelo absolutismo, ou seja, o poder ficava todo concentrado nas mãos do rei. No campo econômico, vigorava o mercantilismo, marcado pelo intervencionismo estatal, com vistas ao acúmulo de metais preciosos.
Vossa Majestade - estilo reservado ao rei e à rainha. Vossa Alteza - príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei.
Um rei tem status de nobreza mais elevado que o de um príncipe, e dos títulos de nobreza que estão abaixo do de príncipe. O equivalente feminino do rei é a rainha, embora o termo "rainha" possa referir-se também a uma soberana no seu próprio direito, a uma rainha reinante, ou à esposa de um rei, uma rainha consorte.
Em geral, o título de imperador é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. O rei, por sua vez, é o termo utilizado para aquele que governa regiões mais bem delimitadas, e seu poder é passado aos herdeiros.
No entanto, para se tornar rei ou rainha, é preciso ter nascido na família real. O príncipe Charles é o primeiro na linha de sucessão; seu filho mais velho, o príncipe William, é o segundo; e o filho mais velho de William, o príncipe George, é o terceiro.
3. Ao conhecer a rainha, a forma correta de se dirigir á ela é “Sua Majestade”, e não “Sua Alteza Real”, “Elizabeth” ou “Sra. Regina” (rainha em latim).
A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.
Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro órgão da soberania.
A rainha dá origem a todos os indivíduos da colônia, pela postura de ovos fertilizados (operárias e novas rainhas) e não fertilizados (machos). A sua presença na colônia e os feromônios que exala sinalizam para as operárias que ela é a líder reprodutora, além de determinarem o comportamento das operárias na colônia.
Foi-se o tempo (há tempo) em que ser rei significava grandes banquetes servidos a cada período do tempo e que com o balançar de um dedo a pessoa era mandada pra execução. Hoje em dia a rainha também tem como função governamental abrir e dissolver o Parlamento Britânico, que por sua vez forma um governo em seu nome.
Maiores rainhas da históriaRainha Elizabeth II, uma das rainhas mais marcantes do mundo. | Foto: Montagem/Reprodução.Cleópatra. | Foto: Montagem/Reprodução.Rainha Vitória . | Foto: Montagem/Reprodução.Hatshepsut. | Foto: Montagem/Reprodução.Ana Bolena. | Foto: Montagem/Reprodução.
O Senado era uma assembleia de notáveis - o conselho dos patres, ou chefes das gentes patrícias - que provinha já dos tempos da realeza romana. Rigorosamente hierarquizado, representava o poder fundamental da República (509 a.
Na época da monarquia, o Senado servia como uma espécie de conselho real. Já no período da República em Roma, o Senado era a mais alta autoridade do estado: controlava as finanças públicas e o judiciário e dirigia até a política externa.
O que fazer quando o touchpad do notebook não funciona?
Como saber se o gato torceu a pata?
Como verificar o nível de óleo da moto?
Como colocar imagem no Documentos no celular?
Como saber se o water cooler é compatível com a placa mãe?
Quantas vezes devo molhar minha orquídea?
Como saber se o linfonodo está inchado?
Como saber se um óxido é neutro?
Como sai a Ver-me após tomar Albendazol?
Estão é um verbo flexionado ou infinitivo?
Tem como pagar metade do boleto?
Como parar de julgar as pessoas?
Como baixar o Windows Defender?
Quais foram as mudanças de forma e conteúdo que o Romantismo propagou?