Qual a diferença entre depreciação fiscal e contábil?

Pergunta de William João de Pinho em 27-05-2022
(1 votos)

A depreciação contábil evidencia o efetivo desgaste do bem, a depreciação fiscal considera as alíquotas oferecidas pela Receita Federal do Brasil para fins de tributação e a depreciação acelerada acontece quando a empresa contabiliza um valor de desgaste acima do usual (devido as características de suas operações) ou ...

O que é depreciação fiscal e contábil?

A depreciação se trata de um recurso contábil que visa atribuir o custo financeiro a um ativo tangível durante a vida útil, o qual as empresas podem recorrer para fazer uma avaliação a longo prazo, considerando os projetos, planos fiscais e contábeis.


O que é a depreciação fiscal?

A depreciação fiscal é a diminuição do valor de bens do Ativo Imobilizado resultante do desgaste por uso, ação da natureza ou obsolescência normal.

Qual a diferença entre contábil e Fiscal?

A fiscal tem por foco o cumprimento das obrigações fiscais e acessórias, ou seja, ao pagamento correto de tributos conforme a legislação vigente. Ela também avalia o planejamento tributário da companhia. Já a contábil tem como foco a análise dos registros e informações relacionadas ao patrimônio da empresa.

Qual a diferença de depreciação contábil é depreciação gerencial?

Qual a diferenca entre depreciacao fiscal e gerencial? E qual devo usar na contabilidade? Daniela, Depreciação, para fins contábeis, é determinada com base nas taxas determinadas de acordo com a vida útil de cada bem e algumas pessoas chamam-na de "depreciação gerencial".

Depreciação Fiscal x Contábil e o Por Quê das coisas


38 curiosidades que você vai gostar

Como calcular a taxa de depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Como calcular a depreciação fiscal?

Portanto, para saber o quanto de depreciação incorre ao ano neste método, basta dividir o valor inicial pela vida útil. Se pegarmos um fogão industrial adquirido no valor de R$1.500,00, por exemplo, sabemos que sua vida útil é de 10 anos.

O que se faz na área contábil?

O que faz um profissional da área contábil? O contador é responsável por coordenar, controlar, gerenciar, cuidar dos lucros, contas e despesas de empresas ou pessoas físicas por meio de registros. É o contador quem colhe informações, analisa os gastos e custos da empresa e interpretar o que eles querem dizer.

Qual é a função do departamento fiscal?

O departamento fiscal é o setor responsável por fazer a escrituração de todas as movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas.



Outras questões

Como ganhar dinheiro na plataforma digital?

Como ganhar dinheiro no sistema binário?

Quanto ganha uma empresa de lavagem de estofados?

Como saber com o que eu quero trabalhar?

Qual a tensão de um monitor?

O que fazer para trabalhar com propaganda volante?

Onde posso vender meus tapetes?

Quanto ganha vendendo tapete?

É possível ganhar dinheiro com vídeo aula no YouTube?

Como se tornar um Afiliado digital?

Como começar a vender pipocas gourmet?

Qual é a sequência do filme Como Treinar Seu Dragão?

Como treinar seu dragão especial de Natal data de lançamento?

Como fazer o shuttle run?

Tem como estudar redação sozinho?

Como se usa KPI?

Como transferir arquivos do celular para o Linux?

Como ter o controle do chakra?

Qual o benefício do colírio Maxitrol?

Como Treinar o Seu Dragão ataque triplo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com