A conta-salário é aberta pela empresa, a conta corrente é aberta pelo trabalhador. A conta- salário permite apenas que o trabalhador tenha acesso ao seu salário e outros valores de natureza remuneratória, tais como férias e 13º, sem cobrar nenhum tipo de tarifa do trabalhador.
Principais diferenças entre conta corrente e conta salário
A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Essa conta não é uma conta de depósitos à vista, pois somente pode receber depósitos do empregador, não sendo admitidos de quaisquer outras fontes.
Como saber se a conta é corrente ou poupança – Bradesco Por fim, no Bradesco, o número da operação presente no cartão aponta se a conta é corrente ou poupança. Os três algarismos ficam separados dos demais. Se a operação for 013, a conta é poupança, enquanto se for 001 (ou 00) é corrente.
Diferente das contas correntes e das contas poupanças, as contas salário são mais enxutas, práticas e baratas. Nesse sentido, elas oferecem serviços básicos. Por exemplo, dá para receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e benefícios similares.
Confira no quadro a seguir as principais diferenças entre a conta salário e a conta corrente: Conta Salário. Conta Corrente. Só é possível realizar saques e transferências para outra conta de mesma titularidade (portabilidade). Não é possível realizar empréstimos, realizar pagamentos, obter cartões de crédito, etc.
A conta salário é aberta pelo empregador no nome do trabalhador (funcionário), ela serve, exclusivamente, para receber os salários, aposentadorias, benefícios e similares. O trabalhador normalmente é encaminhado pela empresa para um determinado banco, lá ele apresenta uma carta de encaminhamento e consegue abrir uma.
Há ainda uma outra questão que você deve considerar: Quando entramos em um novo emprego é comum que perguntem se dispomos de uma conta. Caso contrário, a empresa normalmente abre uma conta salário, mas quando você sair desse emprego essa conta será desativada. Por isso, muitas pessoas preferem usar uma conta pessoal para receber o salário.
A conta salário é aberta e encerrada pela empresa, ou seja, quando o funcionário pede demissão ou é demitido a conta é automaticamente encerrada quando todo o valor da conta é retirado. Sendo assim, não é possível manter a conta bancária caso o vínculo com o empregador seja suspenso.