No dígrafo, as duas letras ficam juntas, mas possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som. Ao ser pronunciada a palavra, é possível compreender o som das duas letras.
Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras: ... palavra (pa-la-vra);
2) Encontro consonantal imperfeito: também chamado de encontro consonantal disjunto, é separável, pois cada fonema consonantal pertence a uma sílaba.
Encontro consonantal e dígrafo são diferentes. Enquanto no encontro consonantal todas as consoantes são pronunciadas, no dígrafo, o encontro de duas letras resulta na emissão de um único som consonantal. Assim, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu são dígrafos consonantais.
Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo. ... No encontro consonantal, o som de cada letra é mantido, sendo possível distinguir a pronúncia.
Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo. ... Portanto, cada consoante da palavra representa um fonema diferente.
2- Circule os encontros consonantais das palavras e separes as sílabas de cada uma delas: 3- Escolha três palavras do exercício anterior e elabore uma frase interrogativa para cada uma delas. Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras que tenham encontros consonantais.
Marque a alternativa na qual TODAS as palavras são formadas por encontros consonantais: e) Atrás – Morcego – aliado. Todas as palavras abaixo apresentam encontro consonantal, EXCETO: e) Carro – chuvoso – barriga.
Na mesma sílaba: são denominados de grupos consonantais e têm quase sempre como segunda consoante o L ou o R. Exemplo: TL: a- tl as BL: bl o-co, bí- bl i-a
Assim, o dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema ( di = dois + grafo = letra). Em nossa língua, há um número razoável de dígrafos que convém conhecer. Podemos agrupá-los em dois tipos: consonantais e vocálicos.
Qual o melhor reboco gesso ou cimento?
Quais as formas de crescimento dos fungos?
Como ocorre o desenvolvimento do fruto?
Como participar de um grupo do Google?
Como instalar o Need for Speed Underground no PC?
Como usar o gengibre para voz?
Como funciona linguagem neutra?
Como utilizar o labirinto de Amiens?
Qual músculo trabalha o gráviton?
Pode deixar o gás sem mangueira?
Como usar os gráficos de radiestesia?
Qual é o melhor adubo para as plantas?
Como gerenciar a oferta e demanda da sua empresa?